A construção da BNCC no Ensino de História nos Anos Iniciais
o contra-ataque ao direito à educação
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v29i02.7930Palavras-chave:
BNCC, Neoliberalismo, Livros didáticos, Ensino de HistóriaResumo
O objetivo do artigo é discutir o avanço do bloco neoliberal ortodoxo (Boito Jr, 2018) e do neoconservadorismo nas políticas educacionais brasileiras, a partir de 2016. O trabalho visa problematizar a construção da BNCC para o ensino fundamental e os embates e disputas na elaboração da BNCC para o ensino de História. Por fim, o texto busca identificar a ofensiva neoconservadora na terceira versão da BNCC para o ensino de História nos anos iniciais, a partir do esvaziamento das lutas sociais dos afro-brasileiros e indígenas no currículo escolar, acentuando o projeto de ‘colonialidade do mundo do trabalho’ (Quijano, 2005) proposto para as populações colonizadas. A pesquisa realizada foi uma revisão bibliográfica e análise documental, das publicações sobre o tema, das versões da BNCC e de um livro didático do 4 ano do ensino fundamental, com base nos pressupostos teóricos do materialismo-histórico, a partir das indicações de Evangelista e Shiroma (2019).
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