A POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA DURANTE OS GOVERNOS MILITARES: IDÉIAS, PRÁTICAS E IMAGENS (1964 1984)
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i15.752Resumo
Este artigo tem como objetivo estabelecer o nexo entre práticas, idéias e imagens na política externa brasileira dos governos militares. As preocupações geopolíticas, a “paranóia” da Guerra Fria e a doutrina da segurança nacional geraram uma esquizofrenia tridimensional entre a ideologia, o discurso e a ação, todos relacionados aos meios para alcançar as metas da política externa brasileira. Como resultado, produziu-se uma imagem de Brasil autoritário que seria absorvida pelos vizinhos sul-americanos e por outros países do mundo.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Textos e Debates
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos trabalhos em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.