O Conceito de Interculturalidade: trajetórias e conflitos desde América Latina

Autores

  • Maxim Repetto

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i33.5986

Palavras-chave:

Educação Intercultural, Educação e Povos Indígenas, América Latina.

Resumo

O artigo apresenta uma leitura crítica sobre alguns debates relacionados ao conceito de educação intercultural na América Latina, que desde este continente mostram a origem do uso e seus desdobramentos em diferentes contextos nacionais. Dessa forma se encara a educação intercultural, não como um conceito, mas como um campo de debate pedagógico e político por uma educação e visão de mundo mais participativa e democrática. Seja desde a divulgação de um modelo multiculturalista desde os Estados Unidos e sua implementação no México e outros países, passando por uma perspectiva do debate desde o sul, incorporando não apenas as reivindicações e propostas dos povos indígenas, como também diversas perspectivas que na segunda metade do século XX influenciaram a construção deste campo de debate, até as visões mais críticas sobre as atuações da cooperação internacional, que utilizando este conceito nem sempre está falando das mesmas ideias que os movimentos sociais de base. Por último o texto compara o uso dado no Brasil ao conceito de educação escolar indígena, país no qual o debate sobre interculturalidade não foi utilizado com a mesma força conceitual e política que em outros países do continente.

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Publicado

27/04/2020

Como Citar

REPETTO, M. O Conceito de Interculturalidade: trajetórias e conflitos desde América Latina. Textos e Debates, [S. l.], v. 2, n. 33, 2020. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v2i33.5986. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/5986. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiês