Marx e a revolução ante o atraso do capitalismo alemão no séc. XIX
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i33.5964Palavras-chave:
Marx, revolução, alemanhaResumo
Este artigo contrasta a formulação teórica de Karl Marx sobre a revolução com as dificuldades da prática revolucionária enquanto alternativa à realidade alemã na primeira metade do século XIX. Para tanto, destacamos dois elementos: a) a diferença entre as posições de Marx e de Engels em relação à proposta do “economista nacional” Friedrich List; b) algumas das contradições que surgem no movimento comunista ao elaborar orientações políticas com a finalidade revolucionária para a Alemanha “atrasada”. Em nossas considerações finais, indicamos como estes impasses — mais teóricos do que práticos — do século XIX ganharam, ante a Revolução Russa, novas proporções e tenderam a subverter a concepção marxiana inicial sobre o caminho revolucionário.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Rodrigo Pereira Chagas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos trabalhos em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.