A Amazônia e Mário de Andrade: uma leitura interpretativa do Brasil

Autores

  • FÁBIO SOARES DOS SANTOS GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA
  • FÁBIO ALMEIDA DE CARVALHO Professor Associado no Instituto Insikiran da Universidade Federal de Roraima/UFRR

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i33.5553

Palavras-chave:

Amazônia, Brasil, Mário de Andrade

Resumo

Desde a descoberta do Novo Mundo, a Amazônia chamou à atenção e despertou a curiosidade do pensamento científico e da imaginação do Ocidente, seja porque nela habita uma imensurável parcela de espécies vivas do Planeta, entre vegetais, peixes, mamíferos, pássaros, insetos, entre outras, seja porque a relação da paisagem, do homem e de sua cultura com o território e a cultura brasileira sempre constituíram uma questão muito relevante para pensar o problema da unidade e da diversidade ambiental, humana e cultural do país. O artigo pretende aprofundar a discussão sobre a questão do lugar, da função e dos sentidos da Amazônia e de sua cultura na constituição da matriz cultural brasileira por meio da obra de Mário de Andrade, em especial, Macunaíma (1928) e O Turista Aprendiz (edição póstuma) Nessas obras literárias, Mário coloca em execução seu projeto estético-ideológico sobre o processo de interpretação da cultura brasileira, no qual a Amazônia ocupa um lugar privilegiado.

Biografia do Autor

FÁBIO SOARES DOS SANTOS, GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA

Licenciado em Letras (UEPB) e Mestre em Letras (UFRR), Fábio Soares dos Santos é professor de Língua Portuguesa desde 1994. Atualmente exerce a mesma função na rede pública estadual de ensino em Roraima, como também participa do grupo de estudos do Circum-Roraima - GEFTA, que tem por objetivo aprofundar estudos, em perspectiva comparativa, sobre as qualidades éticas e estéticas dos textos ameríndios oriundos da região circum-Roraima. No contexto das investigações cientificas e produções acadêmicas, dedica-se a entender a obra de Mário de Andrade como intérprete da cultura brasileira.

FÁBIO ALMEIDA DE CARVALHO, Professor Associado no Instituto Insikiran da Universidade Federal de Roraima/UFRR

Bolsista em Produtividade PQ2 / CNPq; bolsista pós-doc FAPERJ. Graduado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (1989); Mestre em Letras (Teoria da Literatura) pela Universidade Federal de Pernambuco (1998); Doutor em Letras (Literatura Comparada) pela Universidade Federal Fluminense (2011). Professor Associado da Universidade Federal de Roraima, onde atua no curso de Licenciatura Intercultural (graduação); e nos Programas de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFRR) e Sociedade e Fronteiras (PPGSOF/UFRR). Desenvolve pesquisas sobre trocas e transferências literárias e culturais e Circulação Literária, com destaque para a produção oriunda da tríplice fronteira da região circum-Roraima, na extremo norte da América do sul.

Downloads

Publicado

27/04/2020

Como Citar

SOARES DOS SANTOS, F.; ALMEIDA DE CARVALHO, F. A Amazônia e Mário de Andrade: uma leitura interpretativa do Brasil. Textos e Debates, [S. l.], v. 2, n. 33, 2020. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v2i33.5553. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/5553. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações