CONTROLE SOCIAL COMO EXERCÍCIO DA CIDADANIA NO COMBATE À CORRUPÇÃO

Autores

  • Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra Universidade Federal da Paraíba http://orcid.org/0000-0002-6943-0338
  • Kliandra de Almeida Galdino Carvalho Universidade Estadual da Paraíba-UEPB

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v1i32.4732

Palavras-chave:

Corrupção, controle social, transparência pública.

Resumo

A corrupção é uma marca da administração patrimonialista que persegue o Brasil desde a sua descoberta pelos portugueses. A transparência pública, imposta pelo princípio da publicidade e pela Lei de Acesso à Informação, funciona como a principal ferramenta para o exercício da cidadania através do controle social da administração pública. Diante deste contexto, é relevante que a sociedade volte a exercer o seu papel de cidadania de forma mais efetiva e eficaz. Do ponto de vista metodológico, esse estudo caracteriza-se como estudo bibliográfico e exploratório, tendo como objetivo mostrar a importância do controle social como exercício da cidadania. Dessa maneira, conclui-se quão importante é a participação do cidadão no exercício do controle social da administração pública com vistas a cobrar a continuidade da transparência pública, fundamental para o combate à corrupção.

Biografia do Autor

Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra, Universidade Federal da Paraíba

Possui Doutorado em Educação (UFPB-2007), Mestrado em Administração (UFPB-2003), Especialização em EaD (UNIGRAN-EaD-2010), Bacharelado em Ciências Contábeis (UFPB-2000) e Licenciatura em Pedagogia (UNIGRAN-EaD-2012). Atualmente é Professora Associada I do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, Professora dos quadros permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes (MPGOA) e em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (MPPGAV) da UFPB, Professora Pesquisadora I da Universidade Aberta do Brasil - UAB/UFPB. Atualmente é a Representante dos Coordenadores do Centro de Educação na Comissão Própria de Avaliação - CPA da UFPB. É Consultora ad doc - Avaliação de Cursos Superiores na Área de Ciências Contábeis, Administração e Pedagogia (SINAES/INEP/MEC). Líder do Grupo de Pesquisa GAES, que abarca investigações do campo na área de avaliação da educação superior, perpassado pelas políticas públicas, gestão e práticas educativas. Foi Coordenadora Pró-tempore e Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior da UFPB. Foi Coordenadora Pró-tempore do curso de Pedagogia EaD da UAB-UFPB. Foi Professora da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2009-2015). Prestou Consultoria para a UNESCO/MEC, na área de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tem experiência na área de Pedagogia, Educação a Distância, Avaliação do Ensino Superior, Administração e Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação do ensino superior, gestão, pedagogia e educação à distância

Kliandra de Almeida Galdino Carvalho, Universidade Estadual da Paraíba-UEPB

Possui Mestrado em Gestão em Organizações Aprendentes pela Universidade Federal da Paraíba (2015 -2017l). Especialização em Direito Administrativo e Gestão Pública pelas Faculdades Integradas de Patos (2011). Especialização em Serviços de Saúde Pública pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (2005). Graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual da Paraíba (2003). Assistente Administrativo na Universidade Estadual da Paraíba desde 2008.

Downloads

Publicado

18/07/2019

Como Citar

GUERRA, M. das G. G. V.; CARVALHO, K. de A. G. CONTROLE SOCIAL COMO EXERCÍCIO DA CIDADANIA NO COMBATE À CORRUPÇÃO. Textos e Debates, [S. l.], v. 1, n. 32, 2019. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v1i32.4732. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/4732. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações