REALIDADE E PERSPECTIVAS DE ACESSO AOS BENS DOCUMENTAIS E À INFORMAÇÃO NAS IFES DO ESTADO DE RORAIMA

Autores

  • Tatiana Costa Rosa Instituto Federal de Roraima - IFRR
  • Leila Adriana Baptaglin Universidade Federal de Roraima - UFRR

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v1i32.4709

Palavras-chave:

Acesso à informação. Lei de acesso à informação. Patrimônio documental. Instituições Federais de Ensino Superior. Roraima.

Resumo

A presente investigação objetivou compreender a atual situação do acesso ao patrimônio documental e à informação. Para isso, foram realizadas pesquisas de campo, utilizando-se entrevistas abertas, diretamente com os sujeitos envolvidos com a gestão documental e o acesso à informação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Roraima: o IFRR e a UFRR. As narrativas dos sujeitos entrevistados foram compreendidas por meio da análise do conteúdo, segmentada em duas categorias, as quais foram elaboradas com base em dois tópicos guias pré-estabelecidos no roteiro da entrevista, são elas: 1. Acesso, na qual contempla-se aspectos acerca do acesso aos documentos e à informação das IFES e 2. Perspectivas, na qual explana-se sobre as perspectivas e o desenvolvimento de futuras ações destas instituições frente ao acesso e ao patrimônio documental. Por meio dos resultados obtidos constatou-se que o acesso vem ocorrendo, ainda que não de forma satisfatória e as perspectivas voltadas aos bens documentais e ao acesso a eles e às informações são promissoras nas IFES do Estado de Roraima.

Biografia do Autor

Tatiana Costa Rosa, Instituto Federal de Roraima - IFRR

Arquivista do Instituto Federal de Roraima - IFRR Mestranda em Letras pela Universidade Federal de Roraima. Especialista em Gestão de Arquivos pela Universidade Federal de Santa Maria e Graduada em Arquivologia também pela Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Marketing - UNINTER

Leila Adriana Baptaglin, Universidade Federal de Roraima - UFRR

Professora do curso de Artes Visuais Licenciatura da UFRR Doutora em Educação (UFSM) Mestre em Educação (UFSM) Mestre em Patrimônio Cultural (UFSM) Especialista em Gestão Educacional (UFSM) Bacharel e Licenciada em Artes Visuais (UFSM)

Downloads

Publicado

18/07/2019

Como Citar

ROSA, T. C.; BAPTAGLIN, L. A. REALIDADE E PERSPECTIVAS DE ACESSO AOS BENS DOCUMENTAIS E À INFORMAÇÃO NAS IFES DO ESTADO DE RORAIMA. Textos e Debates, [S. l.], v. 1, n. 32, 2019. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v1i32.4709. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/4709. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações