SUBJETIVIDADES CAPITALIZADAS E OS DESAFIOS PARA A EFETIVAÇÃO DA DEMOCRACIA NO COTIDIANO: UMA EXPERIÊNCIA DE COLETIVIZAÇÃO NUM ASSENTAMENTO DO MST EM RONDÔNIA

Autores

  • Juliana da Silva Nóbrega Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v1i31.4260

Palavras-chave:

Terra, Trabalho, Cotidiano, Movimentos Sociais.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir, a partir do registro de uma experiência de coletivização de terras e trabalhos empreendidas por famílias assentadas do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), a possibilidade de produção de subjetividades anticapitalistas no cerne da sociedade atual. Apresenta a iniciativa de algumas famílias que, ao longo dos mais de vinte anos de ocupação, organizaram-se de forma coletiva em relação ao trabalho agrícola e a posse e uso do espaço. A vivência propiciada pelo longo período de luta pela oficialização do assentamento e pela organização produtiva coletiva, embasada numa perspectiva socialista, produziram militantes dos mais adultos aos mais jovens, homens e mulheres. Estes vem constituindo um lugar cuja vida é guiada por um projeto político de sociedade anticapitalista e contra-hegemônico, o que indica a produção de outras subjetividades.

Biografia do Autor

Juliana da Silva Nóbrega, Universidade Federal de Rondônia

Docente de Psicologia do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia.

Downloads

Publicado

06/04/2017

Como Citar

NÓBREGA, J. da S. SUBJETIVIDADES CAPITALIZADAS E OS DESAFIOS PARA A EFETIVAÇÃO DA DEMOCRACIA NO COTIDIANO: UMA EXPERIÊNCIA DE COLETIVIZAÇÃO NUM ASSENTAMENTO DO MST EM RONDÔNIA. Textos e Debates, [S. l.], v. 1, n. 31, 2017. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v1i31.4260. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/4260. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações