POLÍTICAS CULTURAIS E AMBIENTAIS, COMUNIDADES E INTERCULTURALIDADE: UMA ANÁLISE DAS INTERAÇÕES ENTRE IDENTIDADES, AMBIENTE E TECNOLOGIAS PATRIMONIAIS

Autores

  • José Rogério Lopes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Mauro Meirelles Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v1i31.4257

Palavras-chave:

Comunidades, Políticas Culturais e Ambientais, Identidade, Interculturalidade.

Resumo

A exposição apresenta a trajetória de pesquisas do LaPCAB junto a comunidades e coletividades de atores produtores de bens identitários, ou de marcação social, no Brasil, evidenciando o caráter sensível de suas interações diretas com os contextos ambientais em que estão inseridos, mediadas por tecnologias patrimoniais. Sobre tais trajetórias, elaboramos um mapa conceitual das correspondências operantes entre as concepções de cultura, tradição, desenvolvimento e políticas públicas, nas trajetórias dessas comunidades, visando discutir os deslocamentos de sentido (ou da percepção de si) ocorridos naquele caráter sensível, que produzem continuidades e descontinuidades nos arranjos comunitários de identidades e matérias-primas utilizadas na produção dos seus bens de marcação social.

Biografia do Autor

José Rogério Lopes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutor em Ciências Sociais (PUC-SP), Professor Titular do PPG em Ciências Sociais da Unisinos, RS, e Professor do PPG em Desenvolvimento Regional da UFT. Bolsista de Produtividade em Pesquisa-CNPq.

Mauro Meirelles, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Antropologia Social (UFRGS), Bolsista DocFix CAPES/FAPERGS de Pós-doutorado no PPG em Ciências Sociais da Unisinos, RS.

Downloads

Publicado

06/04/2017

Como Citar

LOPES, J. R.; MEIRELLES, M. POLÍTICAS CULTURAIS E AMBIENTAIS, COMUNIDADES E INTERCULTURALIDADE: UMA ANÁLISE DAS INTERAÇÕES ENTRE IDENTIDADES, AMBIENTE E TECNOLOGIAS PATRIMONIAIS. Textos e Debates, [S. l.], v. 1, n. 31, 2017. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v1i31.4257. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/4257. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações