UMA BREVE HISTÓRIA DA CONSTRUÇÃO POLÍTICA REPRESENTATIVA DE OTTOMAR DE SOUSA PINTO EM RORAIMA NOS PRIMEIROS ANOS DO GOVERNO DO ESTADO (1991-1994)
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i30.3614Palavras-chave:
Representações, Política Populista, Governo de Ottomar.Resumo
O presente trabalho é parte do resultado da minha monografia e continuidade da mesma pesquisa, porém com ampliação, da minha dissertação de mestrado. Aqui será analisado as representações da política populista por trás do governo de Ottomar de Sousa Pinto, durante o primeiro governo do Estado de Roraima (1991-1994). É percebido que essas representações permaneceram na memória da população que vivenciou o seu governo não somente por o terem presenciado, mas também devido aos artigos dos jornais, a seu favor, que escreveram suas ações e discursos. Por terem sido preservados, não em sua íntegra, transmitem até hoje para quem desejar pesquisa-los a imagem representativa que o mesmo desejava passar. Destarte, pode-se evidenciar em conversas informais com leitores residentes do Estado desde o período do território a multiplicidade de perspectivas adotadas por cada um sobre o governo de Ottomar. Alguns construíram a imagem representada pelos jornais ao seu favor do “homem do povo”, do líder carismático”, outros o acusam de populista de forma negativa, como sendo manipulador, autoritário e nepotista; e os terceiros, por sua vez, estão divididos entre estas duas vertentes, isto é, de que ele era carismático e “bom”, porém utilizava-se da manipulação e do poder em algumas ocasiões para se beneficiar.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Textos e Debates
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos trabalhos em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.