DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE IMIGRANTES EM ESCOLAS DE REGIÕES FRONTEIRIÇAS

Autores

  • Janaína Moreira Pacheco de souza UERJ

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i30.3548

Palavras-chave:

inclusão, formação do professor, políticas educacionais.

Resumo

O presente artigo busca refletir como a diversidade, o distanciamento entre a cultura acadêmica e a realidade educacional afligem a prática pedagógica dos professores no século XXI, exigindo que os mesmos tenham que se apropriar de uma formação diferenciada para atender as novas demandas que surgem no interior da escola. Em ambientes multiculturais e de minoria linguística, como as regiões de fronteira, essas situações são ainda mais significativas. Para elucidar alguns dos impasses e desafios que os educadores enfrentam nestes contextos, apresentaremos duas pesquisas que retratam a inclusão de imigrantes em escolas públicas de duas fronteiras brasileiras, uma ao norte, na cidade de Bonfim/ Roraima e outra ao Sul, em Foz do Iguaçu/PR. Ambas apontam para uma realidade velada, principalmente no que tange à formação de professores para aquela região e a falta de políticas que reconheçam pluralidade em nosso país, fomentando o processo de exclusão.

Biografia do Autor

Janaína Moreira Pacheco de souza, UERJ

PROFESSORA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, MESTRE EM EDUCAÇÃO E DOUTORANDA EM EDUCAÇÃO

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Publicado

29/12/2016

Como Citar

DE SOUZA, J. M. P. DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE IMIGRANTES EM ESCOLAS DE REGIÕES FRONTEIRIÇAS. Textos e Debates, [S. l.], v. 2, n. 30, 2016. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v2i30.3548. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/3548. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações