DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE IMIGRANTES EM ESCOLAS DE REGIÕES FRONTEIRIÇAS
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i30.3548Palavras-chave:
inclusão, formação do professor, políticas educacionais.Resumo
O presente artigo busca refletir como a diversidade, o distanciamento entre a cultura acadêmica e a realidade educacional afligem a prática pedagógica dos professores no século XXI, exigindo que os mesmos tenham que se apropriar de uma formação diferenciada para atender as novas demandas que surgem no interior da escola. Em ambientes multiculturais e de minoria linguística, como as regiões de fronteira, essas situações são ainda mais significativas. Para elucidar alguns dos impasses e desafios que os educadores enfrentam nestes contextos, apresentaremos duas pesquisas que retratam a inclusão de imigrantes em escolas públicas de duas fronteiras brasileiras, uma ao norte, na cidade de Bonfim/ Roraima e outra ao Sul, em Foz do Iguaçu/PR. Ambas apontam para uma realidade velada, principalmente no que tange à formação de professores para aquela região e a falta de políticas que reconheçam pluralidade em nosso país, fomentando o processo de exclusão.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Textos e Debates

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos trabalhos em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.