DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL: TENDÊNCIAS E DESAFIOS NA PROMOÇÃO DOS EMPREGOS VERDES NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i30.3417

Palavras-chave:

Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade, Economia Ambiental, Empregos Verdes no Brasil, trabalho decente.

Resumo

Neste artigo será discutida a relação entre desenvolvimento e meio ambiente com o intuito de definir e quantificar os Empregos Verdes no Brasil. Foram examinados os conceitos de desenvolvimento e de desenvolvimento sustentável, apresentando-se algumas políticas de implantação de estratégias de crescimento ambiental sustentável. Os argumentos foram fundamentados com a análise dos resultados da Agenda 21 Brasileira, documento oficial que iniciou a discussão da sustentabilidade econômica como prática de políticas governamentais no país. Para a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o ter-mo ''Empregos Verdes'' se refere às profissões que simultaneamente promovem o progresso econômico, contribuem com a restauração da qualidade do meio ambiente, minimizando os impactos sofridos pela natureza ao longo dos séculos, além de pressupor o trabalho decente, amparado nas conquistas pela proteção social do trabalho, com salários adequados, condições seguras de trabalho e direitos trabalhistas assegurados. Os dados no Brasil foram extraídos da RAIS (Relação Anual das Informações Sociais). Abordou-se um panorama das formas de empregos verdes no mundo e no Brasil, tratando alternativas de oferta e investimentos em energia alternativa e repercussões nos setores produtivos. São caminhos apontados para fomentar uma discussão consistente sobre o tema e diminuir embates que limitam tanto a classificação quanto a implantação de Empregos Verdes.

Biografia do Autor

Claudemir Ramos, Centro de Pesquisas 28 de Agosto.

Mestre em Economia Política pela PUC-SP. CORECON-SP 31.410. Pesquisador no Centro de Pesquisas 28 de Agosto e no grupo de pesquisa da PUC-SP registrado no CNPq - Economia Industrial, Trabalho e Tecnologia (EITT). Co-autor, em conjunto com Anita Kon, do livro SUSTENTABILIDADE E EMPREGOS VERDES NO BRASIL.

Downloads

Publicado

29/12/2016

Como Citar

RAMOS, C. DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL: TENDÊNCIAS E DESAFIOS NA PROMOÇÃO DOS EMPREGOS VERDES NO BRASIL. Textos e Debates, [S. l.], v. 2, n. 30, 2016. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v2i30.3417. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/3417. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações