A formação sociocultural de Boa Vista - Roraima e os povos Macuxi e Wapichana da cidade: processos históricos e sentidos de pertencimento

Autores

  • Luciana Marinho de Melo Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v3i28.3384

Palavras-chave:

Povos indígenas, Cultura, Cidade

Resumo

O presente artigo possui como eixo temático a presença das populações indígenas Macuxi e Wapichana na capital de Roraima e está fundamentado na leitura crítica da historiografia produzida sobre a ocupação do território atualmente delimitado como Estado e de seu entorno, a partir do século XVIII. Este recuo visa compreender as relações sociopolíticas, conflitos e demais aspectos que permeiam a ausência dos referidos povos indígenas na história vigente acerca da formação da cidade, assim como na construção de demandas socioculturais dos Macuxi e Wapichana que residem no perímetro urbano de Boa Vista.

Biografia do Autor

Luciana Marinho de Melo, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Ciências Sociais (bacharelado) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com atuação nas áreas de Sociologia e Antropologia. Mestre em Preservação do Patrimônio Cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico nacional, no Rio de Janeiro (IPHAN - RJ). Doutoranda em Antropologia pelo Programa de pós-graduação em Antropologia (PPGA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Docente externa da Universidade Federal do Pará (UFPA) vinculada ao Departamento de Ciências Sociais, atuando no Plano Nacional de Formação de Professores.

Downloads

Publicado

15/04/2016

Como Citar

MELO, L. M. de. A formação sociocultural de Boa Vista - Roraima e os povos Macuxi e Wapichana da cidade: processos históricos e sentidos de pertencimento. Textos e Debates, [S. l.], v. 3, n. 28, 2016. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v3i28.3384. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/3384. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações