GÊNERO E RAÇA: DOMINAÇÃO, RESISTÊNCIAS E PRESSUPOSTOS TEÓRICOS

Autores

  • Iana dos Santos Vasconcelos Universidade Federal de Roraima
  • Eliane Silvia Costa Universidade Federal de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i27.3219

Palavras-chave:

racismo, sexismo, dominação, ideologia, movimento social

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre estratégias de dominação, mais especificamente sobre a ideologia racista e a sexista. Para tanto, faremos uma breve revisão bibliográfica sobre a temática e sobre movimentos sociais que lutam contra essas modalidades de desigualdade política.

Biografia do Autor

Iana dos Santos Vasconcelos, Universidade Federal de Roraima

Antropóloga, graduada em Ciências Sociais com habilitação em Antropologia pelo Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Roraima- UFRR (2007). Mestre em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente pesquisadora do Grupo Interdisciplinar sobre Fronteiras da UFRR - GEIFRON e aluna do Curso de Doutorado Interinstitucional do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco.

Eliane Silvia Costa, Universidade Federal de Roraima

Psicóloga graduada pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Doutora pelo Departamento de Psicologia Social do Instituto de Psicologia da USP. Formação em Psicanálise dos Vínculos Sociais pelo Institut de Recherche en Psychothérapie (France) e pelo Laboratório de Estudos em Psicanálise e Psicologia Social da USP. Atualmente é professora do curso de psicologia da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Downloads

Publicado

23/12/2015

Como Citar

VASCONCELOS, I. dos S.; COSTA, E. S. GÊNERO E RAÇA: DOMINAÇÃO, RESISTÊNCIAS E PRESSUPOSTOS TEÓRICOS. Textos e Debates, [S. l.], v. 2, n. 27, 2015. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v2i27.3219. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/3219. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações