IMIGRAÇÃO DE JOVENS MULHERES BRASILEIRAS NA GUIANA FRANCESA: ENTRE CATEGORIZAÇÕES ETNONACIONAIS E ESTRATÉGIAS DE INTEGRAÇÃO NOS “ESPAÇOS DE INTEGRABILIDADE” DA SOCIEDADE DE RECEPÇÃO

Autores

  • Brigida Ticiane Ferreira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i27.3214

Palavras-chave:

estratégia, inserção, representação, categorização, identidade

Resumo

A presente pesquisa investiga a trajetória de oito brasileiras instaladas na Guiana Francesa, em situação de miscigenação conjugal - cônjuges de nacionalidade estrangeira - e inseridas no mercado de trabalho, com o propósito de identificar a maneira como elas se percebem no meio profissional e social, mas também a maneira como estas brasileiras são percebidas pelos nativos. Nesta pesquisa, o conceito de « representação » está interligado a uma série de outros conceitos tais que sentimento de pertencer, identidade e estratégias empregadas pelas residentes brasileiras para se inserirem socialmente na sociedade guianense. Como método de estudo escolhemos as abordagens autobiográficas, mais precisamente relatos de experiência porque permitem um certo distanciamento de nossas interlocutoras em relação às experiências vividas e as ajudam a capitalizar e a conceituar as estratégias de inserção social por elas utilizadas.

Biografia do Autor

Brigida Ticiane Ferreira da Silva

Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará. Especialização em Psicopedagogia pela Faculdade Plinio Augusto do Amaral. Mestrado e Doutorado em Ciências da Linguagem pela Universidade de Franche-Comté - França. Pós-Doutorado pela Universidade de Friburgo – Suiça.

Downloads

Publicado

23/12/2015

Como Citar

SILVA, B. T. F. da. IMIGRAÇÃO DE JOVENS MULHERES BRASILEIRAS NA GUIANA FRANCESA: ENTRE CATEGORIZAÇÕES ETNONACIONAIS E ESTRATÉGIAS DE INTEGRAÇÃO NOS “ESPAÇOS DE INTEGRABILIDADE” DA SOCIEDADE DE RECEPÇÃO. Textos e Debates, [S. l.], v. 2, n. 27, 2015. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v2i27.3214. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/3214. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações