TRÁFICO HUMANO E CONTRABANDO DE MIGRANTES EM REGIÕES DE FRONTEIRAS

Autores

  • Alessandra Rufino Santos Universidade Federal de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i27.3213

Palavras-chave:

Contrabando, fronteira, migrantes, tráfico humano

Resumo

São vários os motivos que levam as pessoas a migrar na atual conjuntura dos deslocamentos humanos. Os mecanismos de condução dos deslocamentos, cada vez mais controversos vêm sendo apropriados pelo mercado ou por redes especializadas no tráfico de pessoas e no contrabando de migrantes. Esses mecanismos vêm ganhando espaço no debate e nas abordagens contemporâneas dos Estudos Migratórios, especialmente no que se refere aos contextos de fronteiras. Há bases conceituais distintas para se lidar com as duas categorias de análise. Porém, a economia política das migrações ou a exploração comercial dos migrantes tornam-se elementos convergentes tanto no contrabando, que prevê a obtenção de benefício financeiro ou material pela entrada ilegal de uma pessoa numa fronteira determinada, quanto no tráfico humano.

Biografia do Autor

Alessandra Rufino Santos, Universidade Federal de Roraima

Possui licenciatura em História pela Universidade Estadual de Roraima (UERR), é Bacharel em Ciências Sociais/Habilitação em Sociologia pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Está vinculada ao Grupo de Estudo Interdisciplinar sobre Fronteiras: Processos Sociais e Simbólicos (GEIFRON/UFRR).

Downloads

Publicado

23/12/2015

Como Citar

SANTOS, A. R. TRÁFICO HUMANO E CONTRABANDO DE MIGRANTES EM REGIÕES DE FRONTEIRAS. Textos e Debates, [S. l.], v. 2, n. 27, 2015. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v2i27.3213. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/3213. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações