TRÁFICO HUMANO E CONTRABANDO DE MIGRANTES EM REGIÕES DE FRONTEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i27.3213Palavras-chave:
Contrabando, fronteira, migrantes, tráfico humanoResumo
São vários os motivos que levam as pessoas a migrar na atual conjuntura dos deslocamentos humanos. Os mecanismos de condução dos deslocamentos, cada vez mais controversos vêm sendo apropriados pelo mercado ou por redes especializadas no tráfico de pessoas e no contrabando de migrantes. Esses mecanismos vêm ganhando espaço no debate e nas abordagens contemporâneas dos Estudos Migratórios, especialmente no que se refere aos contextos de fronteiras. Há bases conceituais distintas para se lidar com as duas categorias de análise. Porém, a economia política das migrações ou a exploração comercial dos migrantes tornam-se elementos convergentes tanto no contrabando, que prevê a obtenção de benefício financeiro ou material pela entrada ilegal de uma pessoa numa fronteira determinada, quanto no tráfico humano.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Textos e Debates
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos trabalhos em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.