COMUNIDADES DE COMUNICAÇÃO. NAÇÃO E FRONTEIRAS DO (DES) ENCONTRO

Autores

  • Ada Cristina Machado da Silveira Universidade Federal de Santa Maria
  • Edileuson Santos Almeida Universidade Federal de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i27.3211

Palavras-chave:

Fronteira, midiatização, comunicação

Resumo

O texto origina-se de uma proposta de estudo comparado das comunidades de comunicação das fronteiras internacionais brasileiras. O artigo registra uma aproximação inicial sobre a realidade comunicacional e midiática do denominado Arco Norte do Brasil. Os elementos estruturantes da reflexão apontam as condições de fronteira e sua exposição no cenário da globalização, a presença das matrizes de cultura autóctones e a espaciotemporalidade própria da região Norte do Brasil. Reconhecendo alguns elementos históricos, oriundos de bibliografia documental, pesquisa acadêmica, entrevistas e trabalho de campo, encaminha-se uma reflexão acerca do desafio que as sociedades do Arco Norte enfrentam em sua atividade comunicacional. O texto aponta a dificuldade de atualização das comunidades de comunicação frente à midiatização.

Biografia do Autor

Ada Cristina Machado da Silveira, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Comunicação Social e Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. É Magister en Periodisme i Ciències de la Comunicació - Universitat Autònoma de Barcelona. Mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria. Doctorado en Periodismo - Universitat Autònoma de Barcelona. Coordena o grupo de pesquisa Comunicação, identidades e fronteiras. Membro do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisadora do CNPq.

Edileuson Santos Almeida, Universidade Federal de Roraima

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Ciências da Comunicação. Especialista em Docência no Ensino Superior e Bacharel em Jornalismo. Professor da Universidade Federal de Roraima.

Downloads

Publicado

23/12/2015

Como Citar

SILVEIRA, A. C. M. da; ALMEIDA, E. S. COMUNIDADES DE COMUNICAÇÃO. NAÇÃO E FRONTEIRAS DO (DES) ENCONTRO. Textos e Debates, [S. l.], v. 2, n. 27, 2015. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v2i27.3211. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/3211. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações