TERRITÓRIO, PODER E DINÂMICA ESPACIAL: DIFERENÇAS E COMPLEMENTARIDADES ENTRE GEOGRAFIA POLÍTICA E GEOPOLÍTICA

Autores

  • Jorge da Silva Macaísta Malheiros Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i27.3210

Palavras-chave:

Geografia, geopolítica, geopolítica clássica, geopolítica crítica, relação política-território

Resumo

O presente texto tem como objectivo debater criticamente o conteúdo e os propósitos da Geografia Política, procurando estabelecer o quadro de elementos que diferenciam esta área disciplinar da Geopolítica. Partindo de uma breve síntese da evolução e da estrutura interna da Geografia, posiciona-se a área da Geografia Política neste quadro, contrapondo-se à linha clássica estatista iniciada por Ratzel em finais do século XIX, ideias alternativas como as de Reclus e mais recentemente Lacoste ou O’ Tuathail. Esta análise crítica serve de base para uma leitura comparativa e dinâmica, bastante apoiada em autores portugueses, das características da Geografia Política e da Geopolitica que permite estabelecer um quadro final de diferenças e complementaridades. A partir deste, é possível constatar a pertinência dos dois saberes, os limites, por vezes difusos, que os separam e, sobretudo, a sua utilidade social nos dias de hoje.

Biografia do Autor

Jorge da Silva Macaísta Malheiros, Universidade de Lisboa

Licenciado em Geografia pela Universidade de Lisboa. Mestre em Geografia Humana e Planejamento Regional e Local. Doutor em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de Lisboa. Atualmente é Professor do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa e Coordenador do Grupo de Pesquisa NETURB do Núcleo de Estudos Urbanos.

Downloads

Publicado

23/12/2015

Como Citar

MALHEIROS, J. da S. M. TERRITÓRIO, PODER E DINÂMICA ESPACIAL: DIFERENÇAS E COMPLEMENTARIDADES ENTRE GEOGRAFIA POLÍTICA E GEOPOLÍTICA. Textos e Debates, [S. l.], v. 2, n. 27, 2015. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v2i27.3210. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/3210. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações