A Necessária Desconstrução da Colonialidade nas Amazônias e nas Américas

Autores

  • Lino João de Oliveira Neves Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i27.3208

Palavras-chave:

Povos indígenas, colonialidades nas américas, faces do colonialismo, descolonialidade

Resumo

Como faces articuladas do longo processo de Conquista a que foram/são submetidos os povos indígenas nas Américas, “Colonização”, “Colonialismo” e “Colonialidade” são conceitos de uso corrente, muitas vezes empregados de maneiras impróprias. Desconstrução da colonialidade é o movimento necessário e urgente de desconstruir as múltiplas situações de colonialismo que ainda hoje submetem o viver de grande parte da população nas Amazônias e nas Américas. Desconstruir a colonialidade é reconhecer a efetividade dos povos indígenas e seus respectivos sistemas de produção de conhecimento não apenas como “resistências” à invasão-colonização dos mundos indígenas, mas também pelo aporte que podem trazer para o aprimoramento das relações interculturais desde que destituídas do ranço colonial que ainda hoje orienta as relações dos Estados e sociedades nacionais com os povos indígenas.

Biografia do Autor

Lino João de Oliveira Neves, Universidade Federal do Amazonas

Possui Especialização em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná. Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutorado em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Atualmente é professor do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Amazonas.

Downloads

Publicado

23/12/2015

Como Citar

NEVES, L. J. de O. A Necessária Desconstrução da Colonialidade nas Amazônias e nas Américas. Textos e Debates, [S. l.], v. 2, n. 27, 2015. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v2i27.3208. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/3208. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações