O CINEMA QUEER BRASILEIRO: O PENSAMENTO QUEER NO BRASIL A PARTIR DOS FILMES MADAME SATÃ E ELVIS & MADONA

Autores

  • Sulivan Charles Barros UFG

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v1i29.3199

Palavras-chave:

Cinema Queer, Cinema, Gênero, Sexualidades

Resumo

Após três décadas de feminismo organizado no Brasil e sem o qual não se poderia pensar o desenvolvimento dos estudos sobre sexualidades diversas e ao lado dos estudos gays e lésbicos que se unem a crítica feminista ao examinar as diferenças sexuais e de gênero, a teoria queer passa a conceber a sexualidade como algo móvel, ambíguo e ambivalente, sempre mutável de acordo com o contexto histórico-cultural em que esteja inserido. O cinema priorizado nesta pesquisa como um lócus de criação marcado pela experiência das identidades sexuais e de gênero foram Madame Satã e Elvis & Madona. afim de ressaltar a fim de identificar nestas produções possíveis rupturas e/ou (des)continuidades do modelo heteronormativo de sexualidade em suas diferentes formas e em diferentes contextos – considerando as possíveis aproximações e distanciamentos entre ficção (algumas delas baseadas em histórias reais) e/ou formatos mais alternativos ou comerciais de se fazer cinema.

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Publicado

29/12/2016

Como Citar

BARROS, S. C. O CINEMA QUEER BRASILEIRO: O PENSAMENTO QUEER NO BRASIL A PARTIR DOS FILMES MADAME SATÃ E ELVIS & MADONA. Textos e Debates, [S. l.], v. 1, n. 29, 2016. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v1i29.3199. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/3199. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações