LÍNGUA E PRÁTICA SOCIAL: O POSICIONAMENTO PREFACIAL DE NAPOLEÃO MENDES DE ALMEIDA
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v1i29.3019Resumo
Esta pesquisa, de caráter bibliográfico e documental, tenciona verificar como a Gramática Metódica da Língua Portuguesa, de Almeida (2005), posiciona-se em relação ao ensino da gramática, resvalando nuances e preconceitos que suplantam o plano linguístico, atingindo o social. Para isso, parte-se inicialmente de uma pesquisa bibliográfica, visando a uma breve revisão do estado da arte sobre a língua como prática social, para que, em seguida, seja realizada a investigação documental do prefácio da obra a partir de excertos selecionados. Considera-se, pois, que o prefácio de um compêndio normativo apresenta os pensamentos autorais, por ser a parte do livro onde se pode sublinhar e expor com mais liberdade as reais percepções sobre a condução do estudo da língua.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Textos e Debates
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos trabalhos em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.