Evolução do foco da gestão ambiental: uma análise histórica no Brasil.

Autores

  • Dany Geraldo Kramer Cavalcanti e Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • Anésio Mendes de Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.
  • Walter Romero Ramos e Silva Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • Sérgio Marques Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Aurean de Paula Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.
  • Bianca Caroline da Cunha Germano Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v1i10.2869

Palavras-chave:

gestão ambiental, análise histórica e, Brasil

Resumo

O presente trabalho visa apresentar a evolução histórica das ações ambientais, especificamente do ponto de vista da gestão ambiental no Brasil. Realizando para isso uma pesquisa bibliográfica descritiva em periódicos nacionais e internacionais, livros e arquivos referentes à temáticas aludida. Observaram-se avanços na implantação de ações de preservação ambiental principalmente na década de 90. Incluso o Brasil, principalmente depois da ECO 92, gerando uma pressão no sentido de minimizar as ações de impacto negativo sobre o ambiente. Como a criação da norma ISO 14000 em 1996, os de gestão ambiental passaram a ter uma referência internacional, ganhando adesão crescente de degradação ambiental em detrimento do desenvolvimento sustentando, levando à falência do meio ambiente e da sociedade Mundial e brasileira.

Biografia do Autor

Dany Geraldo Kramer Cavalcanti e Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Possui graduação em Farmácia - Análises Clínicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Universidade de Coimbra (2013).

Anésio Mendes de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.

Possui graduação em Bacharelado em Economia Doméstica pela Universidade Federal do Ceará (1993), graduação em Licenciatura em Economia Doméstica pela Universidade Federal do Ceará (1995) e mestrado em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (1999).

Walter Romero Ramos e Silva Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN (2003). Mestrado profissional em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN (2007).

Sérgio Marques Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Agronomia pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998).

Aurean de Paula Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.

Doutor (2010) e mestre (2007) em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande. Possui graduação em Engenharia Ambiental (1997).

Bianca Caroline da Cunha Germano, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Acadêmica do Curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

06/08/2015

Como Citar

SILVA, D. G. K. C. e; SOUSA, A. M. de; JÚNIOR, W. R. R. e S.; JÚNIOR, S. M.; CARVALHO, A. de P.; GERMANO, B. C. da C. Evolução do foco da gestão ambiental: uma análise histórica no Brasil. Textos e Debates, [S. l.], v. 1, n. 10, 2015. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v1i10.2869. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/2869. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações