O mito do paraíso perdido (Amazônia) como elemento na construção do discurso de desenvolvimento sustentável e da divisão ecológica internacional.

Autores

  • Francilene dos Santos Rodrigues Universidade Federal de Roraima.

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v1i8.2859

Palavras-chave:

representações sociais sobre o Novo Mundo e a Amazônia, divisão ecológica internacional, crise ambiental

Resumo

Este texto pretende buscar o entendimento sobre as representações do mundo selvagem, do mundo natural, da busca do Paraíso terrestre reconstruídos no período da "descoberta" do Novo Mundo e a forma como se articulam com as representações atuais sobre a Amazônia como reservatório de biodiversidade, da criação da Divisão Ecológica Internacional e o discurso do desenvolvimento sustentável. A fauna e flora extraordinárias são, em parte, os elementos que compõem o processo de construção das Representações Sociais sobre o Novo Mundo, proporcionando as condições de áreas protegidas ou nichos ecológicos presentes nas políticas de resolução da crise ambiental planetária (Diegues,1996) e que considera a Amazônia como reservatório de biodiversidade e, consequentemente, o lugar de salvação para a crise ambiental.

Biografia do Autor

Francilene dos Santos Rodrigues, Universidade Federal de Roraima.

Doutora em Ciências Sociais, formada pelo CEPPAC/ UnB, área de concentração: Estudos Comparados sobre as Américas. Mestre em Pla¬nejamento e Desenvolvimento pelo NAEA/UFPA. Graduada em Serviço Social pela UECE.

Downloads

Publicado

05/08/2015

Como Citar

RODRIGUES, F. dos S. O mito do paraíso perdido (Amazônia) como elemento na construção do discurso de desenvolvimento sustentável e da divisão ecológica internacional. Textos e Debates, [S. l.], v. 1, n. 8, 2015. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v1i8.2859. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/2859. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações