Cooperação internacional em território fronteiriço:novas sociabilidades e novos controles.

Autores

  • Carmentilla Martins Colegiado de História da Universidade Federal do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v1i27.2846

Palavras-chave:

Cooperação internacional, Território fronteiriço, Interações transfronteiriças, Dizeres locais

Resumo

Algumas pesquisas empíricas realizadas em coletividades fronteiriças revelam que nessas localidades a vida social se desenrola sob condições particulares, as quais estão ligadas à descontinuidade que as fronteiras apresentam. Não obstante, na contemporaneidade existe o reconhecimento de que essas funções modificam-se devido a inovações territoriais ligadas ao que se denomina de triunfo da democracia de mercado. Este texto tem por objetivo refletir criticamente sobre algumas das questões colocadas em discussão sobre as formas de sociabilidade, a partir dos resultados de uma pesquisa realizada na fronteira Oiapoque-Guiana Francesa sobre interações e conflitos no quadro da cooperação fronteiriça França-Brasil.

Biografia do Autor

Carmentilla Martins, Colegiado de História da Universidade Federal do Amapá

Possui graduação em História (UNIFAP), mestrado (UNB) e doutorado (UFPA) em Ciências Sociais. Desenvolve atualmente pesquisas sobre mobilidades e deslocamentos no território fronteiriço Oiapoque-Guiana Francesa.

Downloads

Publicado

28/08/2015

Como Citar

MARTINS, C. Cooperação internacional em território fronteiriço:novas sociabilidades e novos controles. Textos e Debates, [S. l.], v. 1, n. 27, 2015. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v1i27.2846. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/2846. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações