Internacionalização da Amazônia: agentes e perspectivas.
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v1i27.2845Palavras-chave:
Amazônia, Internacionalização, Cooperação, Estado, GeopolíticaResumo
O temor de uma possível internacionalização da Amazônia habita o imaginário coletivo no Brasil. Em certos momentos o assunto ganha maior proeminência; em outros, o tema sofre um arrefecimento. Histórias sobre cientistas e missionários estrangeiros, bases militares alienígenas, contrabando de exemplares da fauna e da flora ajudam a manter vivo o fantasma da internacionalização. A questão, contudo, deve ser analisada tendo em vista as ações cooperativas dos países amazônicos e os projetos concebidos por agentes governamentais e não governamentais não originários da região. Ademais, uma melhor compreensão do problema pressupõe a identificação das diferentes perspectivas da internacionalização e os agentes a elas relacionados.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Textos & Debates
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos trabalhos em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.