Nos caminhos da experiência intercultural: um estudo sobre a mobilidade estudantil internacional de partida da UFG.

Autores

  • Luciana de Oliveira Dias Universidade Federal de Goiás.
  • Deyvid Santos Morais Universidade Federal de Goiás.

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v1i27.2844

Palavras-chave:

Interculturalidade, Mobilidade estudantil, Migrações e retorno

Resumo

O texto a seguir apresenta alguns dados de uma pesquisa que investigou, por meio do enunciado de estudantes de graduação retornados de mobilidade estudantil internacional, em que medida programas de intercâmbio internacional refletem nas bases de significação de uma vivência intercultural. A partir das interações que foram estabelecidas nos países de destino, e a partir também do distanciamento das relações familiares, os estudantes apontam a experiência como uma ampliação da visão de mundo, um percurso em direção ao amadurecimento, um processo de constituição da autonomia e de identidades. A mobilidade gera uma nova forma de migração, uma vez que os estudantes intercambistas se inserem nas comunidades receptoras como estrangeiros. Essa migração apresenta-se como um forte instrumento de cooperação entre países e instituições e também como possibilidade de vivências interculturais.

Biografia do Autor

Luciana de Oliveira Dias, Universidade Federal de Goiás.

Doutorado e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (UnB) e graduação (bacharelado e licenciatura) em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Realizou estágio doutoral em Educação Intercultural pela Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Associada à Asso212 TEXTOS&DEBATES, Boa Vista, n.27, v.1., p. 210-214, jan./jun. 2015 ciação Brasileira de Antropologia (ABA), à Associação Nacional de Direitos Humanos, Pesquisa e Pós-Graduação (ANDHEP), à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), à Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), e à International Political Science Association (IPSA).

Deyvid Santos Morais, Universidade Federal de Goiás.

Mestrando em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás. Graduado em Ciências Sociais com habilitação em Políticas Públicas da Universidade Federal de Goiás. Diretor editorial da revista de graduação Senso Comum.

Downloads

Publicado

28/08/2015

Como Citar

DIAS, L. de O.; MORAIS, D. S. Nos caminhos da experiência intercultural: um estudo sobre a mobilidade estudantil internacional de partida da UFG. Textos e Debates, [S. l.], v. 1, n. 27, 2015. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v1i27.2844. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/2844. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações