Desafios e Perspectivas da da mobilidade humana na Amazônia contemporânea.

Autores

  • Márcia Maria de Oliveira Universidade Federal do Amazonas.

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v1i27.2842

Palavras-chave:

Amazônia, Dinâmicas migratórias, Mudanças, Mobilidade humana

Resumo

Esse artigo é um recorte de nossa tese de doutoramento na qual abordamos as principais dinâmicas migratórias observadas na Amazônia na última década e a sua importância para a compreensão dos processos de mudanças sociais, políticas, econômicas e culturais da região. Tais mudanças se fazem notar em todos os setores da sociedade a ponto de ser quase impossível pensar a Amazônia sem levar em consideração as migrações internas e internacionais que conferem à região uma mobilidade humana intensa. As dinâmicas migratórias envolvem todas as dimensões da sociabilidade e representam mais uma possibilidade de leitura e interpretação da Amazônia inserida na complexidade do fenômeno da migração interna e internacional em suas variadas dimensões. Os deslocamentos contemporâneos fazem circular novas bases de produção, transferências de tecnologias e conhecimentos.

Biografia do Autor

Márcia Maria de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas.

Doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA/ UFAM), mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA/UFAM), mestre em Gênero, Identidade e Cidadania (Universidad de Huelva - Espanha). Cientista Social; licenciada em Sociologia (UFAM).

Downloads

Publicado

28/08/2015

Como Citar

OLIVEIRA, M. M. de. Desafios e Perspectivas da da mobilidade humana na Amazônia contemporânea. Textos e Debates, [S. l.], v. 1, n. 27, 2015. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v1i27.2842. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/2842. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações