Paranã (TO): Uma cidade fronteira nos caminhos fluviais do cerrado.
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v1i27.2839Palavras-chave:
Paranã, Rios, Cidade, Fronteira, CerradoResumo
Esta comunicação tem como objetivo discorrer sobre a cidade de Paranã (antiga São João da Palma), município brasileiro do Estado do Tocantins, localizada na confluência dos rios Palma e Paranã, dois importantes afluentes do rio Tocantins. A cidade tem suas origens no século XVIII, tendo como fator de seu desenvolvimento a estreita ligação com os rios, por meio do transporte fluvial em comércio com Belém do Pará. O conjunto arquitetônico da cidade, construído no século XIX, embora bastante simples, guarda características originais. Dentre as práticas culturais, destacamos os festejos a São João Batista e ao Divino Espírito Santo realizados com muita devoção, rezas e folias, além da especial procissão fluvial. Neste sentido, a cidade de Paranã pode ser vista como um lugar de identidades, fronteiras, memórias e poder.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Textos & Debates
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos trabalhos em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.