A construção de uma cultura de fronteira no espaço transfronteiriço do Brasil e da Guiana

Autores

  • Antonio Vaz de Meneses Universidade Federal de Roraima.
  • Francilene dos Santos Rodrigues Universidade Federal de Roraima.

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v1i27.2838

Palavras-chave:

Cultura, Fronteira, Cultura de Fronteira

Resumo

Este artigo tem como objeto as dinâmicas culturais das trocas culturais entre os habitantes da cidade brasileira de Bonfim e a cidade igualmente fronteiriça de Lethem, pertencente à República da Guiana. Essa fronteira é um espaço de múltiplas culturas e, consequentemente, lugar de contatos, trocas, negociações e ressignificação de elementos culturais. Para as populações destas duas cidades as noções de espaço e nacionalidade muitas vezes são tão abstratas quanto à ideia da existência de uma linha demarcatória que os separa do outro país. Sendo assim, entendemos que essa fronteira deve ser analisada não apenas como algo que divide, marcada pela construção de hitos que representam os limite e divisões das nações, mas pensada em sua dimensão de lugar de trânsito, de passagem, de comunicação, enfim de práticas transfronteiriças que implicam empréstimos culturais e trocas simbólicas.

Biografia do Autor

Antonio Vaz de Meneses, Universidade Federal de Roraima.

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Roraima (2009); pós-graduado em Educação Inclusiva pelo Uniseb/COC São Paulo (2011), e mestrado em Sociedade e Fronteiras pela Universidade Federal de Roraima (2014), atuando principalmente nos seguintes temas: fronteira, migração e territorialidade.

Francilene dos Santos Rodrigues, Universidade Federal de Roraima.

Doutora em Ciências Sociais, formada pelo CEPPAC/UnB, área de concentração: Estudos Comparados sobre as Américas. Mestre em Planejamento e Desenvolvimento pelo NAEA/UFPA. Graduada em Serviço Social pela UECE.

Downloads

Publicado

28/08/2015

Como Citar

MENESES, A. V. de; RODRIGUES, F. dos S. A construção de uma cultura de fronteira no espaço transfronteiriço do Brasil e da Guiana. Textos e Debates, [S. l.], v. 1, n. 27, 2015. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v1i27.2838. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/2838. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações