Violência contra os povos indígenas e a igreja católica em Roraima: entre a ditadura e a democracia
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v1i25.2773Palavras-chave:
História, Ditadura, Índios, RoraimaResumo
A ditadura militar na Amazônia, ainda pouco estudada, traçou uma serie de politicas econômicas para a região sem levar em consideração as populações indígenas. O presente artigo analisa os efeitos das mais variadas obras no ex-Território Federal de Roraima sobre os índios Waimiri Atroary, os macuxi, os Yanomamis, os Taurepang entre outras etnias. Por meio de periódicos locais conseguimos mostrar o alto grau de violência desencadeado sobre as populações indígenas, antes e depois ditadura, como também o envolvimento dos membros da Igreja Católica de Roraima com os povos indígenas na luta pela demarcação das terras indígenas, entre elas a Raposa Serra do Sol.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Textos e Debates
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos trabalhos em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.