Portugal em África: o governo do Comissário-Régio Mousinho de Albuquerque em Moçambique e seu discurso colonial (1896 – 1898)
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i24.2390Palavras-chave:
Mousinho de Albuquerque, Portugal, Moçambique, Imperialismo, Terceiro Império PortuguêsResumo
Em finais do século XIX ocorreram mudanças na política colonial da Europa em relação ao continente africano. Portugal, historicamente país colonizador, não tinha condições econômicas e nem militares para empregar uma modernização na sua política colonial. Diante disso, diversos governadores-gerais em finais de Oitocentos buscaram alternativas para o desenvolvimento de suas administrações ultramarinas, como é o caso de Mousinho de Albuquerque que foi comissário-régio em Moçambique de 1896 a 1898. O presente artigo tem o objetivo de analisar a administração de Mousinho de Albuquerque e comparar o desenvolvimento comercial da colônia de Moçambique no período.Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Textos e Debates

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos trabalhos em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.