GREVE NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS EM 2012: um movimento na academia e sua repercussão na sociedade.

Autores

  • André Felipe Vieira Colares Universidade Federal de Minas Gerais
  • Roney Versiani Sindeaux Universidade Estadual de Montes Claros

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i24.1820

Palavras-chave:

Universidade. Docência. Greve. Movimento.

Resumo

A virada do século XX foi marcada por duas grandes greves no ensino federal brasileiro – 1998 e 2001. No entanto, esta recente greve ocorrida em 2012 desponta como a maior dos últimos tempos, de maior mobilização e adesão. O presente trabalho debruçou-se na pesquisa documental buscando dados e informações através de atas e outros documentos expedidos, tanto pela ANDES quanto pelo Governo Federal. Entre os resultados, observou-se que em termos de reajuste, o mínimo alcançado pelos docentes foi de 25% e o máximo de 40%. As questões relativas à infraestrutura e expansão desordenada do REUNI, que serviram de base e motivação para greve, viram-se esbarradas no plano de execução do governo. Dessa forma, conclui-se que a Universidade no Brasil, ainda que, cumpra seu papel social e econômico, não apresenta uma real valorização por parte do governo e da sociedade. As greves têm uma razão de ser na Universidade pública atualmente.

Biografia do Autor

André Felipe Vieira Colares, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrando em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - Linha de Pesquisa Estudos Organizacionais e Sociedade -, desenvolve pesquisas, principalmente, com foco na Cidade e seus significados; Identidades e Territorialização. Graduado em Administração pela Universidade Estadual de Montes Claros (2010/2013).

Roney Versiani Sindeaux, Universidade Estadual de Montes Claros

Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Montes Claros (1993), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente é coordenador do grupo de pesquisa - gepad da Universidade Estadual de Montes Claros e outro (professor adjunto) da Universidade Estadual de Montes Claros. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, administração de recursos humanos, administração pública, gestão universitária e norte de minas.

Downloads

Publicado

20/03/2015

Como Citar

COLARES, A. F. V.; SINDEAUX, R. V. GREVE NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS EM 2012: um movimento na academia e sua repercussão na sociedade. Textos e Debates, [S. l.], v. 2, n. 24, 2015. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v2i24.1820. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/1820. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações