O Materialismo-histórico dentro da obra Evolução Política do Brasil de Caio Prado Jr.

Autores

  • João Carlos Jarochinski Silva Universidade Federal de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i24.1819

Palavras-chave:

Caio Prado Júnior, Materialismo-histórico, Evolução Política do Brasil

Resumo

O presente trabalho busca fazer a análise metodológica da obra Evolução Política do Brasil, de autoria de Caio Prado Jr. destacando esse primeiro esforço, do consagrado autor, na busca de uma interpretação marxista da História Brasileira, esta que acabou se tornando uma das mais importantes vertentes historiográficas do Brasil, formando inúmeros discípulos. No texto estudado percebemos um jovem com a preocupação de refutar as conclusões e dogmas estabelecidos por quase um século de uma historiografia positivista, que teve como seu maior nome Varnhagen, a qual destacava os feitos dos grandes homens e da elite política e econômica numa descrição factual dos acontecimentos. Ao tentar estabelecer um novo paradigma metodológico, Caio Prado não tenta apenas fazer uma história que insira novos fatores, condicionantes e atores na análise. Ele pretende fazer uma revolução na maneira como era vista e pensada a sociedade brasileira, formando um espírito crítico nos intelectuais e em outros setores sociais, para que, por meio dessa revolução, se buscasse uma reflexão sobre o presente de nossa nação não alinhada com os tradicionais setores de poder.

Biografia do Autor

João Carlos Jarochinski Silva, Universidade Federal de Roraima

Professor da Universidade Federal de Roraima para o curso de Relações Internacionais, Doutorando em Ciências Sociais com ênfase em Relações Internacionais, Mestre em Direito Internacional, Historiador e Advogado, pesquisador da área imigração.

Downloads

Publicado

20/03/2015

Como Citar

SILVA, J. C. J. O Materialismo-histórico dentro da obra Evolução Política do Brasil de Caio Prado Jr. Textos e Debates, [S. l.], v. 2, n. 24, 2015. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v2i24.1819. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/1819. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações