OS SABERES PRODUZIDOS SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO A PARTIR DO CONVÊNIO UEA, INCRA E PRONERA NO PERÍODO DE 2004 A 2008

Autores

  • Lucinete Gadelha da Costa
  • Elizangela Feitosa
  • Wanderlane Cruz

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v1i21.1595

Resumo

Este estudo foi desenvolvido a partir de um Projeto de Iniciação Científi ca ligado ao Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) no período de 2011 a 2012, com o título “Educação do Campo: uma refl exão sobre a formação de professores no Estado do Amazonas”. A pesquisa de caráter bibliográfi co numa abordagem qualitativa teve como objetivo a investigação dos trabalhos de conclusão de curso sobre a formação do professor na Educação do Campo a partir dos resumos expandidos da produção com os estudantes do curso Normal Superior no convênio UEA, INCRA E PRONERA. O texto foi construído em dois itens: A Educação do Campo e a pesquisa na formação do professor e a Refl exão sobre a formação do professor na Educação do Campo. O estudo aponta para a necessidade do entendimento dos desafi os na busca da profi ssionalização do professor que passa pela construção da sua identidade enquanto profi ssional inserido numa classe social. Destaca-se a importância de valorizar o trabalho coletivo, de construir novas propostas didáticas em vista a produção de conhecimentos refl etindo uma epistemologia que tem a pesquisa como princípio educativo gerador de conhecimentos signifi cativos. Palavras-chave Formação de Professores - Educação do Campo – Pesquisa.

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Publicado

09/08/2013

Como Citar

DA COSTA, L. G.; FEITOSA, E.; CRUZ, W. OS SABERES PRODUZIDOS SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO A PARTIR DO CONVÊNIO UEA, INCRA E PRONERA NO PERÍODO DE 2004 A 2008. Textos e Debates, [S. l.], v. 1, n. 21, 2013. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v1i21.1595. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/1595. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações