OS SABERES PRODUZIDOS SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO A PARTIR DO CONVÊNIO UEA, INCRA E PRONERA NO PERÍODO DE 2004 A 2008
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v1i21.1595Resumo
Este estudo foi desenvolvido a partir de um Projeto de Iniciação Científi ca ligado ao Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) no período de 2011 a 2012, com o título “Educação do Campo: uma refl exão sobre a formação de professores no Estado do Amazonas”. A pesquisa de caráter bibliográfi co numa abordagem qualitativa teve como objetivo a investigação dos trabalhos de conclusão de curso sobre a formação do professor na Educação do Campo a partir dos resumos expandidos da produção com os estudantes do curso Normal Superior no convênio UEA, INCRA E PRONERA. O texto foi construído em dois itens: A Educação do Campo e a pesquisa na formação do professor e a Refl exão sobre a formação do professor na Educação do Campo. O estudo aponta para a necessidade do entendimento dos desafi os na busca da profi ssionalização do professor que passa pela construção da sua identidade enquanto profi ssional inserido numa classe social. Destaca-se a importância de valorizar o trabalho coletivo, de construir novas propostas didáticas em vista a produção de conhecimentos refl etindo uma epistemologia que tem a pesquisa como princípio educativo gerador de conhecimentos signifi cativos. Palavras-chave Formação de Professores - Educação do Campo – Pesquisa.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Textos e Debates
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos trabalhos em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.