FOTOGRAFIAS E EMOÇÕES: SAUDADES E ESQUECIMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v1i20.1329Resumo
Pretendo neste artigo apontar como um grupo de trabalhadores da Fazenda Descalvados – Pantanal de Cáceres/MT, região que corresponde ao Baixo Amazo¬nas, elabora através de narrativas orais e narrativas visuais, expressões de emoção, formando assim, o que Rosenwein (2011) chama de “comunidade emocional”. Deste modo, mediante o estudo das emoções analiso aqui, movimentos simultâneos de memórias: lembrar/esquecer/sauda¬de. Para tal fim, me apoio em algumas fotografias e tomo emprestado conceitos pensados por Heidegger (1977), com obje¬tivo de avaliar como estes sujeitos sociais, diante destas imagens, formulam sentidos de vir-a-ser, estar-aí, ver-se-aí – categorias que indicam visão de mundo e perspecti¬vas sensoriais.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Textos e Debates
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos trabalhos em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.