CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA E ESPACIAL DO SUBCENTRO COMERCIAL DA AVENIDA ATAÍDE TEIVE EM BOA VISTA-RR
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i19.1190Resumo
Boa Vista representa uma das cidades mais importantes do estado de Roraima e, segundo o Plano Diretor (IBAM, 2005), a capital é dividida em quatro zonas (Norte, Sul, Leste e Oeste) e para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, a divisão dá-se em 55 (cinquenta e cinco) bairros. Assim, o objetivo do presente trabalho consiste em apresentar o resultado da pesquisa, que se constitui em conhecer o perfil dos consumidores e dos comerciantes da Avenida Ataíde Teive e suas adjacências, quanto ao seu abastecimento e de sua população sem que necessite sair do local. O aporte teórico focou a teoria abordada por Silva em Dinâmica Territorial Urbana de Boa Vista-RR, e dados empíricos do subcentro, compôs-se de análises e interpretações das informações apuradas, bem como a elaboração de mapas temáticos ao visitar as empresas. Além disso, procurou-se detectar potenciais e deficiências e, desta forma, com o diagnóstico da situação encontrada identificou-se gargalos que vem minizando o desenvolvimento da área. Constatou-se que os produtos comercializados são de procedência de estados do sudeste do país, e que o maior consumidor é cidadão boavistense, aliado ao setor de serviços – administração pública (servidor público/contracheque). Concluiu-se que a Av. Ataíde Teive é carente de melhorias, tanto de infraestrutura como sinalização, estacionamento, policiamento, bem como na implementação de suas mercadorias, fachadas modernas, capacitação de colaboradores, dentre outros aspectos. Palavras-chave: Avenida Ataíde Teive Boa Vista (Roraima); Relações de Comércio-consumidores;subcentro; espaço urbano.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Textos e Debates
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos trabalhos em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.