AS ESTRATÉGIAS DE APROPRIAÇÕES INDEVIDAS DE VERBAS PÚBLICAS FEDERAIS NO GOVERNO DE RORAIMA: UM ESTUDO DO ESCÂNDALO DOS GAFANHOTOS

Autores

  • Jaci Guilherme Vieira
  • Paulo Sérgio Rodrigues da Silva

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i19.1189

Resumo

Este artigo é um estudo sobre as estratégias utilizadas pelo grupo político que governou o Estado de Roraima no período de 1998 a 2002, para “surrupiar” as verbas públicas federais em benefícios próprios, no “escândalo dos gafanhotos”, período em que ocorreram várias ações de desvio de verbas públicas federais em partes do Brasil. O objetivo da investigação foi compreender o funcionamento do esquema fraudulento e o modo como o grupo político dominante, na época, se articulava para desviar os recursos financeiros através de uma folha de pagamento criada especificamente para incluir os funcionários “fantasmas”. Na investigação dessa experiência procurou-se compreender de modo sistêmico as estruturas corruptas montadas para apropriação, de modo indevido, do dinheiro público, repassado pelo Governo Federal para o Governo de Roraima. Nas investigações foram analisados vários Processos do Escândalo dos Gafanhotos, partindo de uma perspectiva hermenêutica crítica. Para efetivar a investigação do tema em estudo adotou-se como procedimento metodológico a combinação da Pesquisa Exploratória para ampliar o conhecimento a respeito do problema e a Pesquisa Descritiva, com o objetivo de aproximação maior com o problema visando torná-lo mais explícito do ponto de vista do estudo. O referencial teórico teve como perspectiva discutir algumas das concepções teóricas sobre corrupção, como também suas raízes históricas a partir de Biason (2011) e Fonseca (2011). Os principais resultados alcançados com a pesquisa mostram como eram vulneráveis os Poderes Executivos e Legislativos à corrupção, e como eram falho os sistemas de controle das verbas públicas, facilitando práticas inescrupulosas de políticos. Palavras-chave: Corrupção. Verbas públicas. Escândalo dos gafanhotos.

Downloads

Publicado

18/01/2013

Como Citar

VIEIRA, J. G.; RODRIGUES DA SILVA, P. S. AS ESTRATÉGIAS DE APROPRIAÇÕES INDEVIDAS DE VERBAS PÚBLICAS FEDERAIS NO GOVERNO DE RORAIMA: UM ESTUDO DO ESCÂNDALO DOS GAFANHOTOS. Textos e Debates, [S. l.], v. 2, n. 19, 2013. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v2i19.1189. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/1189. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações