DEGRADAÇÃO DO CORPO HÍDRICO NO URBANO EM BOA VISTA– RR
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v1i18.1174Resumo
Resumo A bacia sedimentar Boa Vista revela, morfologicamente, características de uma planície com relevo suave e dissecação localizada e representada por limitados campos arenosos. Nos estudos do CPRM (1983) a formação Boa Vista está localizada nos melhores aqüíferos de Roraima, em Boa Vista. As bacias hidrográficas formadas de acordo com a movimentação de falhas transcorrentes dextrais depositaram sedimentos na estruturação do relevo, no traçado atual da rede de drenagem e do conjunto de lagos. Capital conta com 55 bairros. Dentre eles os da zona oeste, decorrentes do processo de invasão em terrenos públicos e privados formados em períodos eleitorais. Áreas ocupadas inadequadamente geram impactos ambientais que comprometem a sustentabilidade e refletem a qualidade de vida do homem. As áreas mais afetadas por precipitações intensas, com inundações, assoreamento estão ocupadas desordenadamente, e não possuem saneamento básico. Os procedimentos metodológicos consistiram em revisão bibliográfica e trabalho de campo que possibilitou uma melhor condução da pesquisa. O trabalho constou de etapas de pesquisas bibliográficas, sobre o tema ambiental, para a interpretação do período atual que nos faz refletir sobre a situação de inundação presenciada pela população boavistense, quantidade de volume da água e das grandes áreas alagadas, pesquisadas no perímetro entre as coordenadas. O presente artigo tem por objetivo discutir a relação entre a gestão de recursos hídricos e o exercício da cidadania em Boa Vista-RR e intensificar campanhas de sensibilização e de conscientização necessárias a educação, num esforço sinergético. Palavras-chave: Àgua;SustentabilidadeUrbana; Degradação.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Textos e Debates
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos trabalhos em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.