UTILIZAÇÃO DE DADOS DE SENSORES REMOTOS COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS NA BACIA DO RIO MADEIRA

Autores/as

  • Thiago Oliveira Santos Universidade do Estado Amazonas
  • Joecila Santos da Silva Universidade do Estado do Amazonas
  • Gisely Pereira de Souza Ventura Universidade do Estado do Amazonas
  • Adrien Paris Collecte Localisation Satellites

Palabras clave:

Altimetria espacial, Curva chave, Monitoramento hidrológico, rio Madeira

Resumen

O presente estudo teve como objetivo principal, a validação de informações geomorfológicas na bacia do rio Madeira utilizando dados de sensores remotos. Com base nas informações geradas pelo estudo espera-se contribuir para o monitoramento hidrológico da região da bacia do rio Madeira, uma vez que em toda a extensão da bacia Amazônica existem problemas relacionados ao monitoramento hidrológico, o que acaba gerando impactos negativos na gestão de recursos hídricos da região. A validação das informações geomorfológicas, mais especificamente a variável profundidade, foi feita com base na elaboração de uma curva chave produzida com dados de vazão simulada pelo Modelo de Grandes Bacias – MGB e pelas cotas altimétricas oriundas de dados do satélite Sentinel 3A durante o período de 2016 a 2019. Esses dados relacionados as informações geomorfológicas de profundidade foram validados, usando como referência as medidas de profundidade provenientes da batimetria da área de estudo analisada. Esta batimetria foi realizada pelo Serviço de Sinalização Náutica – SSN-9 que é responsável pela segurança da navegação dentro da bacia Amazônica. A validação das informações geomorfológicas relacionadas a variável profundidade pode indicar um caminho para novas alternativas no monitoramento hidrológico da bacia Amazônica, onde é possível, utilizar dados de modelagem hidrológica e cotas altimétricas provenientes de satélites para fazer um monitoramento seguro e com alta resolução temporal e espacial.

Biografía del autor/a

Thiago Oliveira Santos, Universidade do Estado Amazonas

Graduado em Geografia na modalidade Licenciatura (2016) pela Universidade do Estado Amazonas (UEA). Mestre em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua) pela Universidade do Estado do Amazonas. Participante do Grupo de Estudos e Leituras sobre Ciências Atmosféricas e Ambientais. Tem experiência na área de docência através da participação no Programa de Iniciação a Docência (PIBID)-(2014-2016) na área de Geografia tendo ministrado aulas, no Ensino Fundamental II (6ª a 9ª). Atua na área de Sensoriamento Remoto com ênfase em Altimetria Espacial e Recursos Hídricos. Membro do Laboratório de Recursos Hídricos e Altimetria Espacial da Amazônia (RHASA). Atualmente exercendo o cargo de professor de Geografia (ensino médio) no Colégio Dom Bosco.  

Joecila Santos da Silva, Universidade do Estado do Amazonas

Engenheira Civil pela Universidade Federal do Amazonas (Manaus-AM,1989), obteve o grau de Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (Manaus-AM, 2003) e de Doutor em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e a Université Toulouse 3 - Paul Sabatier, Toulouse, França (2010). Professora da Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Leciona disciplinas na área de hidrologia e recursos hídricos nos programas de pós-graduação CLIAMB (Clima e Ambiente) e PROFÁGUA (Gestão e Regulação de Recursos Hídricos) e de graduação na EST e ENS. Responsável pelo Laboratório de Recursos Hídricos e Altimetria Espacial da Amazônia (RHASA). Suas atividades estão voltadas para as áreas de Geociências e Hidrologia com aplicação da Altmetria Espacial em hidrossistemas continentais, principalmente na bacia Amazônica.

Gisely Pereira de Souza Ventura, Universidade do Estado do Amazonas

Mestre em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua) pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) sob Coordenação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)/Campus de Ilha Solteira e Supervisão da Agência Nacional de Águas (ANA). Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Luterano de Manaus (2020). Pós-Graduada em Ensino à Distância pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Senac (2013). Pós-Graduada em Gestão da Segurança na Sociedade Democrática pelo Centro Universitário Luterano de Manaus (2009). Licenciada em História pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2005). Atualmente é funcionária pública integrante do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, onde atua como Gerente do Monitoramento do Hidrológico da Defesa Civil do Estado do Amazonas. Atua na área de Sensoriamento Remoto com ênfase em Altimetria Espacial e Recursos Hídricos. Membro do Laboratório de Recursos Hídricos e Altimetria Espacial da Amazônia (RHASA).

Publicado

13/07/2021

Cómo citar

Santos, T. O., da Silva, J. S., de Souza Ventura, G. P., & Paris, A. (2021). UTILIZAÇÃO DE DADOS DE SENSORES REMOTOS COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS NA BACIA DO RIO MADEIRA. REVISTA GEOGRÁFICA ACADÊMICA, 15(1), 5–20. Recuperado a partir de http://revista.ufrr.br/rga/article/view/6930

Número

Sección

Artigos