CARTÕES POSTAIS COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO DA GEODIVERSIDADE DO PARQUE NACIONAL DE JERICOACOARA, CEARÁ, BRASIL

Autores/as

  • Suedio Alves Meira Universidade Federal do Ceará
  • Denise da Silva Brito Universidade Estadual do Ceará
  • Jader Onofre de Morais Universidade Estadual do Ceará

Palabras clave:

Geoconservação, Educação Geológica, Interpretação Ambiental

Resumen

A Geodiversidade é composta pelo conjunto de elementos abióticos presente na paisagem, sendo que o seu estudo apresenta grande atraso se comparado ao da Biodiversidade, a qual foi o alvo das principais medidas de proteção instituídas nas ultimas décadas mediante a crise ambiental que tem se instaurado. Diante disso torna-se necessário o incentivo de estudos que abordem e divulguem a componente abiótica da natureza. As Unidades de Conservação são espaços propícios para o desenvolvimento de atividades de cunho interdisciplinar que objetivam a proteção do meio ambiente. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo alçar da confecção de cartões postais enquanto ferramenta de divulgação de conhecimento científico sobre a geodiversidade do Parque Nacional de Jericoacoara (Ceará, Brasil). A metodologia utilizada partiu do levantamento de referencial teórico sobre os principais temas abordados. Posteriormente, foram realizados trabalhos de campo para o inventário dos elementos da geodiversidade passíveis de utilização nos cartões postais. Por fim, foram confeccionados oito cartões postais por meio de softwares de edição de imagem e design gráfico. Percebesse, por meio da pesquisa, o caráter interdisciplinar da temática da Geodiversidade, a relevância da geodiversidade presente no Parque Nacional de Jericoacoara e que a confecção de cartões postais configura-se como uma importante ferramenta de difusão de conhecimento científico (educação ambiental) ao se apropriar de um elemento comum da prática turística já consolidada na área de pesquisa.

Biografía del autor/a

Suedio Alves Meira, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Unifersidade Federal do Ceará (UFC), ligado ao Laboratório de Geoecologia da Paisagem e Planejamento. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), tendo como trabalho de dissertação pesquisa sobre o Patrimônio Geológico do Parque Nacional de Jericoacoara, Ceará. Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Apresenta afinidade e trabalhos nas temáticas relativas a Patrimônio Geológico, Geodiversidade, Geoconservação, Geoturismo, Geomorfologia, Geotecnologia e Pedologia.

Denise da Silva Brito, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação (Licenciatura) em Geografia pela Universidade Regional do Cariri (2014). Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará, desenvolve pesquisas na área de Geografia Física e Riscos ambientais no Semiárido, participo do grupo de estudo GEOPED (Geomorfologia e Pedologia).

Jader Onofre de Morais, Universidade Estadual do Ceará

Geólogo pela Universidade Federal de Pernambuco; Mestre em Marine Earth Sciences; Doutor em Marine Geology na Faculty Of Sciences University of London e Pós-Doutor em Geologia Ambiental no Royal Holloway, University of London. Diretor do Instituto de Ciências do Mar-Labomar no período de 1976 a 1988 e Professor Titular do Departamento de Geologia da UFC. Professor Honoris Causa da Universidade Federal do Maranhão.Foi Pesquisador Visitante em Geologia Marinha na Universidade de Londres (1989-1990), Chefe do Departamento de Geologia de 1992 a 1995. Desde 1998 é Professor Titular da Universidade Estadual do Ceará, da qual foi Reitor no Período de 2004 a 2008. Coordena desde 1996 o Laboratório de Geologia e Geomorfologia Costeira e Oceânica-LGCO da UECE. Diretor Científico da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico-FUNCAP (1995-1998), Presidente da FUNCAP de 1998 a 2004. Membro do comitê assessor de Oceanografia por dois períodos. Membro desde 1970 e atual Coordenador do Programa de Geologia e Geofísica Marinha- PGGM. Professor permanente nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais (Labomar-UFC) e em Geografia (UECE). Atual coordenador do Laboratório de Geologia e Geomorfologia Costeira e Oceânica da UECE. Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Oceanografia Geológica, atuando principalmente nos seguintes temas: sedimentação costeira e marinha, evolução da zona costeira, impacto ambiental, geologia ambiental e aplicações no gerenciamento costeiro.

Publicado

20/12/2016