DIAGNÓSTICO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DO MUNICÍPIO DE IOMERÊ/SC, ATRAVÉS DE UMA ANÁLISE QUANTITATIVA E QUALITATIVA

Authors

  • ROGER FRANCISCO FERREIRA DE CAMPOS UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - UNIARP http://orcid.org/0000-0001-9064-0383
  • TIAGO BORGA
  • ADILSON SARTOREL

Keywords:

Resíduos sólidos, caracterização gravimétrica, disposição de resíduos sólidos

Abstract

O  crescimento  da  população,  não  só  nacional  como  mundial,  aliado  aos  novos padrões de vida de uma população consumista tem ocasionado um  aumento significativo  na  geração  de  resíduos  sólidos  e  tem  por  consequência a preocupação  com  saúde  pública  e  ambiental.  Este estudo objetiva caracterizar gravimetricamente os resíduos sólidos urbanos gerados no município de Iomerê, em Santa Catarina, com a perspectiva de influenciar as autoridades do município a aprimorar a gestão dos resíduos sólidos urbanos, através da implantação de um sistema de coleta seletiva. Foi realizado um sorteio intercalado e aleatório de 45 residências do município, no período entre 11/03/2014 e 16/04/2014, totalizando 13,6% das residências do município, em seguida o material foi coletado e submetido sob a técnica de caracterização gravimétrica com análises qualitativas e quantitativas dos resíduos sólidos urbanos. Foi determinado a geração de 194,00 kg.mês-1 de rejeitos, 47,40 kg.mês-1 de plástico, 66,40 kg.mês-1 de papel, 16,80 kg.mês-1 de vidro, 4,20 kg.mês-1de alumínio, 497,20 kg.mês-1 de orgânicos e 27,27 kg.mês-1 de outros resíduos, totalizando 853,70 kg.mês-1 de resíduos gerados nas residências analisadas. Assim, com o levantamento dos resíduos é possível obter as diretrizes para a implantação do sistema de coleta seletiva, visto que o município possui a necessidade da implantação desse sistema.

Author Biographies

ROGER FRANCISCO FERREIRA DE CAMPOS, UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - UNIARP

É mestrando em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Possui  Pós-Graduação em metodologia do Ensino Superior  pela Universidade Regional de Blumenal -  FURB e é graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (2014). Atua como Palestrante e Professor do Instituto Cava Viva - ICV e atualmente é Pesquisador da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP. Tem experiência em Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Levantamento Biológico de Basidiomicetos, Saneamento Básico e Recuperação de Áreas Degradadas. Atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão de Resíduos Sólidos, Gestão de Recursos Hídricos e Biorremediação.

TIAGO BORGA

É mestrando em Desenvolvimento Regional - UNIARP (Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe), especialista em Gestão, Pericia e Auditoria Ambiental - FOC ( Fundação Oswaldo Cruz) e possui graduação em Engenharia Ambiental - UnC - (Universidade do Contestado). Atualmente é professor e coordenador de curso de nível superior da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, inspetor regional do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Santa Catarina, Presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Município de Caçador. Tem experiência na área de Engenharia Ambiental, com ênfase em Qualidade do Ar, das Águas e do Solo.

ADILSON SARTOREL

Engenheiro Ambiental pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Published

04/08/2017

How to Cite

DE CAMPOS, R. F. F., BORGA, T., & SARTOREL, A. (2017). DIAGNÓSTICO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DO MUNICÍPIO DE IOMERÊ/SC, ATRAVÉS DE UMA ANÁLISE QUANTITATIVA E QUALITATIVA. REVISTA GEOGRÁFICA ACADÊMICA, 11(1), 64–74. Retrieved from http://revista.ufrr.br/rga/article/view/4145