Diretrizes iniciais para o desenvolvimento de comportamentos científicos em educadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v3i0.7225

Palavras-chave:

Comportamentos científicos, Educadores, Ciência, Formação de educadores.

Resumo

Objetivo. Apresentar diretrizes iniciais que possam auxiliar educadores e pesquisadores na produção de conhecimento científico na Educação.
Desenvolvimento. Dada a importância dos educadores no desenvolvimento das novas gerações, o conhecimento científico desses profissionais é essencial para garantir uma educação de qualidade. Portanto, é fundamental fornecer condições para que esses profissionais desenvolvam o comportamento de avaliar a validade e a confiabilidade das informações com base em conhecimentos lógicos e científicos.
Implicações. As informações apresentadas neste texto podem auxiliar a Educação formal e continuada de educadores, desenvolvendo seu comportamento científico e aumentando a qualidade das atividades educacionais. Ressalta-se também a importância de que os cursos de formação incluam o desenvolvimento desse repertório como objetivos pedagógicos para uma formação comprometida com a ciência e a ética.

Palavras-chave. Comportamentos científicos; Educadores; Ciência; Formação de professores; Educação científica.

 

Abstract

Objective. Present initial guidelines that may help educators and researchers produce scientific knowledge in Education.
Development. Given the importance of educators on new generations' development, the scientific knowledge of these professionals is essential to ensure quality education. Therefore, it is fundamental to provide conditions for these professionals to develop the behavior of evaluating the validity and reliability of information based on logical and scientific knowledge.
Implications. The information presented in this text can help educators' formal and continuing Education by developing their scientific behavior and, consequently, increasing the quality of educational activities. It is also highlighted the importance that training courses include the development of this repertoire as teaching objectives to provide training committed to science and ethics.

Keywords. Scientific behaviors; Educators; Science; Teacher’s education; Scientific education.

Biografia do Autor

Otávio Beltramello, Departamento de Psicologia, Universidade Federal de São Carlos

Graduado em Psicologia pela Universidade do Oeste Paulista. Mestre em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina, professor substituto do Departamento de Psicologia na Universidade Federal de São Carlos. Pesquisador associado do grupo de pesquisa em Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Behaviorismo Radical e em Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos (PCDC), atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de processos comportamentais em diversos contextos, Análise do Comportamento Aplicada, e história da Análise do Comportamento no Brasil.

Hindira Naomi Kawasaki, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, professora substituta do Departamento de Psicologia na Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

20/01/2022

Como Citar

BELTRAMELLO, O.; KAWASAKI, H. N. Diretrizes iniciais para o desenvolvimento de comportamentos científicos em educadores. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 3, n. 1, 2022. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v3i0.7225. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/e20221. Acesso em: 14 maio. 2024.

Edição

Seção

Diretrizes para pesquisadores e educadores