A formação de professores e sua influência na prática educativa dos estagiários em escola secundária de Angola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v2i0.6797

Palavras-chave:

Formação de Professores, Prática educativa, Escolas secundárias, Angola

Resumo

A pesquisa tem como finalidade analisar e descrever a formação de professores e a prática educativa dos professores estagiários em escola secundária de Lubango (Angola). A motivação para realização deste trabalho resulta do fato de não se conhecer a prática educativa realizada pelos professores estagiários no contexto de Angola. A investigação baseia-se no estudo de caso que utiliza um desenho descritivo, qualitativo e interpretativo. Utilizou a amostra intencional de 32 participantes entre professores tutores e estudantes estagiários. Para recolha, análise e tratamento dos dados empregou as técnicas de entrevista em profundidade e a análise de conteúdo. Os resultados mostram que a formação inicial dada aos estagiários é bastante teórica e a prática educativa realizada é aceitável, no entanto, existem dificuldades relativas aos meios de ensino, no planejamento de aulas durante o estágio pedagógico, há falta de colaboração e concordância entre os professores tutores ao orientarem os estagiários. Verifica-se deficiente participação dos alunos durante a aula devido a metodologia semiparticipativa predominante, e as escolas não são inclusivas para alunos com deficiências. Em suma, para melhorar a formação e a prática educativa dos estagiários, o governo deve investir mais na educação, elaborando novas políticas de formação específica, contínua dos docentes, construir e apetrechar as escolas, de forma a atender o desafio da diversidade e inclusão escolar de todos alunos nesta sociedade globalizante.


THE TRAINING OF TEACHERS AND THEIR INFLUENCE ON THE EDUCATIONAL PRACTICE OF TRAINEES IN SECONDARY SCHOOL OF ANGOLA

ABSTRACT: The research aims to analyze and describe the educational practice of trainee students in secondary school in Lubango (Angola). The reason for the investigation lies in the fact that there are no studies explored this theme in the context of Angola. It is based in case study that uses descriptive, qualitative and interpretative design. Had the intentional sample of 32 participants was used between tutors and trainee students. The in-depth interview technique and content analysis were used. The results show that the initial training given to the trainees is quite theoretical and the educational practice performed is acceptable, however, there are difficulties related to the means of teaching, in the planning of classes during the pedagogical internship, there is a lack of collaboration and agreement between the tutor teachers when guiding the trainees. There is poor participation of students during the class due to the predominant semi-participatory methodology and schools are not inclusive for students with disabilities. In addition, to improve the training and educational practice of trainees, the government should invest more in education, developing new policies for specific, continuous training of teachers, building and equipping the school, in order to meet the challenge of diversity and school inclusion of all students existing in this globalizing society.

KEYWORDS: Training; teachers; Educational practice; Secondary schools; Angola.


LA FORMACIÓN DEL MAESTRO Y SU INFLUENCIA EN LA PRÁCTICA EDUCATIVA DE LOS BECARIOS EN UNA ESCUELA DE SECUNDARIA DE ANGOLA

RESUMEN: La investigación tiene como objetivo analizar y describir la educación del profesorado y la práctica educativa de los profesores en prácticas en una escuela secundaria en Lubango (Angola). La motivación para llevar a cabo este trabajo se debe al hecho de que se desconoce la práctica educativa realizada por los profesores en prácticas en el contexto de Angola. La investigación se basó en un estudio de caso que utiliza un diseño descriptivo, cualitativo e interpretativo. Utilizó una muestra intencional de 32 participantes entre tutores y estudiantes en prácticas. Para la recopilación, el análisis y el procesamiento de datos, se utilizaron técnicas de entrevistas en profundidad y análisis de contenido. Los resultados muestran que la formación inicial impartido a los aprendices es bastante teórica y la práctica educativa realizada es aceptable, sin embargo, hay dificultades relacionadas con los medios de enseñanza, en la planificación de clases durante las prácticas pedagógicas, hay una falta de colaboración y acuerdo entre los tutores al guiar a los aprendices. Hay una mala participación de los estudiantes durante la clase debido a la metodología semi-participativa predominante y las escuelas no son inclusivas para los estudiantes con discapacidades. Además, para mejorar la formación y la práctica educativa de los aprendices, el gobierno debe invertir más en educación, desarrollando nuevas políticas de formación específica y continua de los maestros, construir y equipar las escuelas, con el fin de hacer frente al desafío de la diversidad y la inclusión escolar de todos los estudiantes existentes en esta sociedad globalizadora. 

PALABRASCLAVE: Formación; Profesores; Práctica educativa; Escuelas secundarias; Angola.

Biografia do Autor

Manuel Caluvi Nicolau, Escola de Formação de Professores

Dotorado em educação pela Universidade de Sevilha - Espanha. Departamento de teoria, história da educação e pedagogia. Pesquisador da linha de investigação de agentes e processos de orientação, formação e desenvolvimento profissional.

Referências

AINSCOW, Mel. Necessidades especiais na sala de aula. Lisboa: Instituto de Inovação educacional. Edições UNESCO, 1998.

ANGOLA. Lei de Bases do Sistema de Educação nº 13/2001, de 31 de Dezembro. Diário da República, Luanda, 2002.

ANGOLA. Ministério da educação. Currículo da formação de professores do 1º ciclo do ensino secundário. 1. ed. Luanda: Inide, 2004.

ANGOLA. Ministério da educação. Relatório da fase de experimentação do ensino primário e do 1º ciclo do ensino secundário. Luanda: Inide, 2010.

BANKS, Marcus. Los datos visuales en investigación cualitativa. Madrid: Morata, 2010.

BOZU, Zoia; ARÁNEGA, Suzana. La formación inicial de maestros y maestras a debate: ¿qué nos dicen sus protagonistas? Profesorado: Revista de Currículum y Formación de Profesorado, Granada, v, 21, n. 1, pp. 143-163, 2017.

BRÁS, José; GONÇALVES, Maria. A gravitação dos valores educativos no colonialismo e no pos-colonialismo em Angola. Espanha. Edições Universidad de Salamanca, 2017.

CALUVI, Manuel; GONZÁLEZ, José. Formação e prática educativa de professores secundaristas de Lubango, em Angola. Revista Educ. Pesqui., São Paulo, v. 45, pp. 1-19, 2019.

CARLO MAGNO, Márcio. & DA ROCHA, Leonardo. Como criar e classificar categorias para fazer a análise de conteúdo: Uma questão metodológica. Revista Eletrônica de Ciência Politica, Paraná, n.7, pp. 173-188, 2016.

CASTRO-ZUBIZARRETA, Ana; GARCÍA-RUIZ, Rosa. Vínculos entre familia y escuela: visión de los maestros en formación. magis, Revista Internacional de Investigación en Educación, v. 9, n. 18, pp. 193-208, 2016.

DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonna. Las estratégias de investigación cualitativa. Servanda de Hagen. 1. ed. Barcelona: Gedisa, 2013.

DÍEZ, Enrique. La práctica educativa intercultural en secundaria. Revista de Educación, Madrid, n. 363, p. 12-34, 2014.

ELLIOTT, John. El estudio de la enseñanza y del aprendizaje: una forma globalizadora de investigación del profesorado. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, Zaragoza, v. 68, n. 24, p. 223-242, 2010.

FLICK, Uwe. El diseño de investigación cualitativa. Madrid: Morata, 2015.

GOETZ, Judith; LECOMPTE, Margaret. Etnografía y diseño cualitativo en investigación educativa. Madrid: Morata, 2010.

JÚNIOR, Geraldo; GARIGLIO, José. Saberes da docência de professores da educação profissional. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 19, n. 59, pp. 871-892, 2014.

LEGUIZAMON, Griselda. La construcción de saberes pedagógicos en la formación del profesorado. REICE, Madrid, v. 12, n.1, pp. 35-54, 2013.

MAYOR PAREDES, Domingo; RODRÍGUEZ MARTÍNEZ, Dolores. Aprendizaje-servicio y práctica docente: una relación para el cambio educativo. Revista de Investigación Educativa, Salamanga, v. 34, n. 2, pp. 535-552, 2016.

MUÑOZ, Juan. La formación del profesorado de Educación Secundaria: contenidos y aprendizajes docentes. Revista de Educación, Madrid, n. 350, pp. 79-103, 2009.

MUÑOZ, Maria; LUCERO, Boris; CORNEJO, Claudia; MUÑOZ, Pablo; ARAYA, Nelson. Convivencia y clima escolar en una comunidad educativa inclusiva de la Provincia de Talca, Chile. Revista Electrónica de Investigación Educativa, Tijuana, v. 16, n. 2, pp. 16-32, 2014.

OCHOVIET, Cristina; DAIANA RODRÍGUEZ, Larzábal. El análisis de las actividades novedosas como herramienta para enriquecer el conocimiento didáctico del contenido del profesor. Profesorado. Revista de Currículum y Formación de Profesorado, Granada, v. 22, n. 4, pp. 305-325, 2018.

OLABUÉNAGA, José. Metodología de la investigación cualitativa. 5 ed. Bilbao: Deusto, 2012.

OYA, Carlos; BEGUÉ, Alberto. Los retos de la educación básica en áfrica subsahariana. Ed. Fundação Carolina. Madrid. Espanha, 2006.

REBOLLO-CATALÁN, Ángeles; JIMÉNEZ-CORTÉS, Rocío. El rigor de la investigación cualitativa para garantizar su publicación. Aula Magna 2.0. [Blog]. 2018. Disponível em: https:/cuedespyd.hypotheses.org/5148>.

RODRÍGUEZ, Daniel; ROSQUETE, Remedios. Relationship between Motivational Profi le and Academic Achievement in Compulsory Secondary Education. Revista Estudios sobre educación, Santiago de Chile, v. 34, pp. 199-217, 2018.

RODRÍGUEZ, Jesús; PAIVA, Margarida. Dificuldades de aprendizagem nos manuais e materiais didáticos em Portugal. Revista Educ. Pesqui., São Paulo, v. 43, n. 3, pp. 765-784, 2017.

RODRÍGUEZ-IZQUIERDO, Rosa. Las TIC como ecosistema para la construcción de la competencia intercultural. Revista de Currículum y Formación de Profesorado, Granada, v. 19, n. 1, p. 309-329, 2015.

RODRIQUEZ, David; ARMENGOL, Carme; MENESES, Julio. La adquisición de las competencias profesionales a través de las prácticas curriculares de la formación inicial de maestros. Revista de Educación, Madrid, n. 376, p. 229-251, 2017.

SARCEDA-GORGOSO, Maria; SANTOS-GONZÁLEZ, Maria; SANJUÁN ROCA, Maria. La Formación Profesional Básica: ¿alternativa al fracaso escolar? Revista de Educación, Madrid, n. 378, pp. 78-102, 2017.

SOUZA, Valdinei. Política de formação de professores para a educação básica a questão da igualdade. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 19, n. 58, pp. 626-653, 2014.

TEJADA-FERNÁNDEZ, José.; CARVALHO-DIAS, Maria; RUIZ-BUENO, Carmen. El prácticum en la formación de maestros: percepciones de los protagonistas. magis, Revista Internacional de Investigación en Educación, Javeriana, v. 9, n.19, pp. 91-114, 2017.

UNESCO. Declaração de Salamanca sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. Conferência Mundial de Educação Especial. Salamanca, Espanha, 1994.

Downloads

Publicado

12/06/2021

Como Citar

NICOLAU, M. C. A formação de professores e sua influência na prática educativa dos estagiários em escola secundária de Angola. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 2, 2021. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v2i0.6797. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/e20216. Acesso em: 12 maio. 2024.

Edição

Seção

Edição temática - Formação, narrativas e alternativas pedagógicas inclusivas