Educação Especial do Campo: estudos iniciais nas ilhas de Cotijuba e Combu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v2i0.6764

Palavras-chave:

Educação Especial, Educação do Campo, Educação Especial do Campo, Coordenador pedagógico, Formação continuada

Resumo

Analisar as tensões existentes entre as políticas de Educação sobre a Educação do Campo e a Educação Especial é o objetivo deste artigo, que é um recorte do projeto, financiado pela FAPESPA e pela CAPES, intitulado “A escolarização dos alunos com deficiência nas comunidades ribeirinhas”. A metodologia é a pesquisa de campo e, para coleta de dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada e o diário de campo. Os participantes são professores e coordenadores pedagógicos de escolas municipais das ilhas de Cotijuba e Combu, em Belém-Pará. A pesquisa revelou os seguintes resultados: há particularidades nas escolas das ilhas que não estão sendo contempladas pelas políticas públicas vigentes; o coordenador pedagógico tem sido essencial para a vitalidade escolar; há diálogo e materialidade sobre a Educação Especial e a Educação do Campo nos documentos e ações dos professores no cotidiano escolar nas UPs; há formação continuada “independente” nas UPs.


SPECIAL FIELD EDUCATION: INITIAL STUDIES IN THE ISLANDS OF COTIJUBA AND COMBU

ABSTRACT: Analyzing the existing tensions between Education policies on Rural Education and Special Education is the objective of this article, which is an excerpt from the project financed by FAPESPA and CAPES entitled “The schooling of students with disabilities in riverside communities”. The methodology is field research and for data collection we used the semi-structured interview and the field diary. The participants are teachers and pedagogical coordinators of a municipal school on the islands of Cotijuba and Combu, in Belém-Pará. The research revealed the following results: there are particularities in the schools of the islands that are not included in the current public policies; the pedagogical coordinator has been essential for school vitality; there is dialogue and materiality about Special Education and Rural Education in the documents and actions of teachers in the school's daily life at UP's; there is ongoing “independent” training at the UP’s.

 

KEYWORDS: Education; Special education; Rural education; Special rural education; Pedagogical coordinator; Ongoing training. 



EDUCACIÓN ESPECIAL EN EL CAMPO: ESTUDIOS INICIALES EN LAS ISLAS DE COTIJUBA Y COMBU 

RESUMEN: Analizar las tensiones existentes entre las políticas de Educación en Educación Rural y Educación Especial es el objetivo de este artículo, que es un extracto del proyecto financiado por FAPESPA y CAPES titulado “La escolarización de estudiantes con discapacidad en comunidades ribereñas”. La metodología es la investigación de campo y para la recolección de datos se utilizó la entrevista semiestructurada y el diario de campo. Los participantes son profesores y coordinadores pedagógicos de una escuela municipal en las islas de Cotijuba y Combu, en Belém-Pará. La investigación reveló los siguientes resultados: hay particularidades en las escuelas de las islas que no están incluidas en las políticas públicas vigentes; el coordinador pedagógico ha sido fundamental para la vitalidad escolar; hay diálogo y materialidad sobre Educación Especial y Educación Rural en los documentos y acciones de los docentes en la vida diaria de la escuela en la UP; hay una formación "independiente" permanente en la UP

 

PALABRASCLAVE: Educación; Educación especial; Educación rural; Educación rural especial; Coordinadora pedagógica; Entrenamiento en curso.

Biografia do Autor

Ana Paula Cunha dos Santos Fernandes, Universidade do Estado do Pará

Professora na Universidade do Estado do Pará e Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial na Amazônia.

Débora Katia Ferreira do Carmo, Universidade do Estado do Pará

Formada em Ciências Contábeis - Bacharelado, pela Universidade Paulista (UNIP), em 2014. Graduanda do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia - 2016.2 pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Cursa Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação - PPGED - 2020, pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), vinculado à Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. 

Aleixa Caroline Teixeira Pereira, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em História pela Faculdade Integrada Brasil Amazônia - FIBRA (2018) e graduanda de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Especial da Amazônia - GEPEEAm.

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Publicado

12/06/2021

Como Citar

FERNANDES, A. P. C. dos S.; CARMO, D. K. F. do; PEREIRA, A. C. T. Educação Especial do Campo: estudos iniciais nas ilhas de Cotijuba e Combu. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 2, 2021. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v2i0.6764. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/e20215. Acesso em: 13 maio. 2024.

Edição

Seção

Edição temática - Formação, narrativas e alternativas pedagógicas inclusivas