Como ler um texto acadêmico? Diretrizes para estudantes universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v2i0.7171

Palavras-chave:

Leitura funcional, artigo científico, avaliação crítica, ensino superior, letramento científico.

Resumo

Objetivo. Propor diretrizes para orientar estudantes universitários na leitura de textos acadêmicos. Desenvolvimento. O artigo apresenta dados sobre a importância do desenvolvimento de um repertório de leitura eficiente e ações a serem apresentadas pelos estudantes para que sejam capazes de ler textos acadêmicos de forma mais produtiva e crítica, divididas em oito diretrizes, sendo elas: caracterizar a estrutura de um texto acadêmico; definir objetivos para a leitura; elaborar perguntas com base no título e subtítulos; avaliar a própria compreensão do texto; avaliar as informações apresentadas; identificar informações desconhecidas; relacionar as informações do texto com outras fontes de informação; e produzir algo novo a partir da leitura. Implicações. Espera-se que as diretrizes apresentadas auxiliem estudantes ou profissionais que necessitem aperfeiçoar o repertório de leitura de textos acadêmicos, e que possam utilizar esse conhecimento também diante de outras fontes de informação, examinando notícias e textos de forma mais crítica e autônoma.

Palavras-chave. Leitura funcional; Artigo científico; Avaliação crítica; Ensino superior; Letramento científico.

 

How to read an academic text? Guidelines for college students

Abstract:

Objective. Propose guidelines to guide university students in the reading of academic texts. Development. The article presents data on the importance of developing an efficient reading repertoire and actions to be presented by students so that they are able to read academic texts in a more productive and critical way, divided into eight guidelines, which are: to characterize the structure of an academic text; define objectives for reading; prepare questions based on title and subtitles; evaluate the very understanding of the text; evaluate the information presented; identify unknown information; relate text information to other sources of information; and produce something new from reading. Implications. It is expected that the guidelines presented can help students or professionals who need to improve the repertoire of reading academic texts, and who can use this knowledge also to read other sources of information, examining news and texts in a more critical and autonomous way.


Keywords. Functional reading; scientific article; critical evaluation; higher education; scientific literacy.

 

Referências

AGASSI, I. Avaliação da eficácia de um programa de condições de ensino para desenvolver ou aperfeiçoar a cadeia de classes de comportamentos “Ler textos em contexto acadêmico” como parte do repertório de estudantes de cursos de graduação. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/122737 Acesso em: 12 out. 2021.

ALCARÁ, A. R.; SANTOS, A. A. A. Compreensão de leitura, estratégias de aprendizagem e motivação em universitários. Psico, Porto Alegre, v. 44, n. 3, p. 411-420, 2013. Disponível em: <https://bit.ly/3lpfCh9>. Acesso em: 14 out. 2021.

ALCARÁ, A. R.; SANTOS, A. A. A. Avaliação e desenvolvimento da compreensão de leitura em universitários. Estudos de psicologia, Campinas, v. 32, p. 63-73, 2015. Disponível em: <https://bit.ly/3df0r5G>. Acesso em: 14 out. 2021.

BARROS, Aline et al. Leitura em um curso de graduação em química: dois casos a partir do uso de literatura científica. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 5, n. 8, p. 83-97, 2017. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/38>. Acesso em: 14 out. 2021.

BOTOMÉ, S. P.; GONÇALVES, C. M. C. Redação passo a passo: um texto programado para auto-aprendizagem de redação. São Paulo: Vozes, 1994.

CABRAL, A. P.; TAVARES, J. Leitura/compreensão, escrita e sucesso acadêmico: um estudo de diagnóstico em quatro universidades portuguesas compreensão, escrita e sucesso acadêmico. Psicologia Escolar e Educacional, v. 9, n. 2, p. 203-213, 2005. Disponível em: <https://bit.ly/3xNHAIb>. Acesso em: 14 out. 2021.

CANTALICE, L.M. DE; OLIVEIRA, K.L. DE. Estratégias de leitura e compreensão textual em universitários. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v. 13, n. 2, p. 227-234, 2009. Disponível em: < https://bit.ly/3Eki3ZR>. Acesso em: 13 out. 2021.

CONCEIÇÃO, M. J. da. Leitura crítica dos dados estatísticos em trabalhos científicos. Revista Brasileira de Anestesiologia, v. 58, n. 3, p. 260-266, 2008. Disponível em: <https://bit.ly/3plFbkh>. Acesso em: 10 out. 2021.

DE LUCA, G. G. Características de componentes de comportamentos básicos constituintes da classe geral de comportamentos denominada “avaliar a confiabilidade de informações”. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Universidade Federal de Santa Catarina, 2008. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91008 >. Acesso em: 12 out. 2021.

DIAS, A. C. G. et al. Dificuldades percebidas na transição para a universidade. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 20, n. 1, p. 19-30, jan./jun. 2019. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbop/v20n1/03.pdf>. Acesso em: 6 dez. 2021.

FALCÃO, P., & SOUZA, A. B. D. (2021). Pandemia de desinformação: as fake news no contexto da Covid-19 no Brasil. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, p. 55-71, jan./mar. 2021. Disponível em: <https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/47085>. Acesso em: 2 dez. 2021.

GOECKS, C. A. Comportamentos constituintes da classe geral de comportamentos Ler Textos Acadêmicos. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/95870>. Acesso em: 8 out. 2021.

FISHER, A. A lógica dos verdadeiros argumentos. São Paulo: Novo Conceito, 2008.

KIENEN, N. et al. Comportamentos pré-requisitos do “Estudar textos em contexto acadêmico”. Ces Psicología, v. 10, n. 2, p. 28-49, 2017. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/4235/423553242003.pdf >. Acesso em: 12 out. 2021.

KOLLER, S. H., COUTO, M. C. P. P.; HOHENDORFF, J. von. (Org.). Manual de produção científica. Porto Alegre: Penso, 2014.

LINDERHOLM, T., THERRIAULT, D. J.; KWON, H. Multiple science text processing: Building comprehension skills for college student readers. Reading Psychology, v. 35, n. 4, p. 332-356, 2014. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/02702711.2012.726696>. Acesso em: 14 out. 2021.

NETO M. et al. Fake news no cenário da pandemia de Covid-19. Cogitare enferm. [Internet], v. 25, 2020. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/72627>. Acesso em: 2 dez. 2021.

OLIVEIRA, K. L.; SANTOS, A. A. A. D. Estudo de intervenção para a compreensão em leitura na universidade. Interação em psicologia, v. 12, n. 2, p. 169-177, 2008. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/psicologia/article/view/9575>. Acesso em: 8 out. 2021.

PIRES, M. A. B.; DA MOTA, M .M. P. E. Compreensão de texto e desempenho acadêmico em estudantes universitários cotistas e não cotistas. Psicologia Argumento, v. 38, n. 101, p. 450-464, 2020. Disponível em: <https://bit.ly/3lvG2O7>. Acesso em: 15 out. 2021.

PORTO, F.; GURGEL, J. L. Sugestão de roteiro para avaliação de um artigo científico. Revista Brasileira de Ciências do Esporte [online], v. 40, n. 2, p. 111-116, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/j.rbce.2017.12.002>. Acesso em: 14 out. 2021.

SAHÃO, F. T.; KIENEN, N. Adaptação e saúde mental do estudante universitário: revisão sistemática da literatura. Psicologia Escolar e Educacional, v. 25, 2021. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/pee/a/tdnsrZFwKyb53nvNZG79p9n/>. Acesso em: 5 out. 2021.

YACOUBIAN, H. A. Scientific literacy for democratic decision-making. International Journal of Science Education, v. 40, n. 3, p. 308-327, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/09500693.2017.1420266>. Acesso em: 10 out. 2021.

Downloads

Publicado

10/12/2021

Como Citar

SAHÃO, F. T. Como ler um texto acadêmico? Diretrizes para estudantes universitários. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 2, 2021. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v2i0.7171. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/e202113. Acesso em: 13 maio. 2024.

Edição

Seção

Diretrizes para pesquisadores e educadores