Percursos formativos de licenciandos em matemática:

estágios supervisionados I e II

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v4i1.7915

Palavras-chave:

Formação inicial docente, Estágio Supervisionado, Licenciatura em Matemática

Resumo

A Formação Inicial de professores é um momento muito importante para a consolidação dos saberes e práticas profissionais, bem como para constituição da Identidade Profissional Docente (IPD). O presente trabalho teve como objeto de estudo os percursos formativos dos Licenciandos em Matemática de uma Instituição de Ensino Superior (IES) Pública do Ceará, a partir de seus relatos quanto as suas vivências durante os Estágios Supervisionados (ES) I e II.  A pesquisa teve como objetivo compreender a constituição da formação inicial docente, saberes, práticas e elencar que   contribuições o ES proporcionou para as futuras práticas no magistério. A metodologia utilizada teve uma abordagem qualitativa, com o estudo de caso de 10 Licenciandos em Matemática da IES investigada. A partir dos relatos foi possível identificar que os ES I e II contribuíram significativamente para o desempenho das atribuições e a constituição da IPD dos Licenciandos em Matemática em Formação Inicial docente.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Carvalho Lima, Universidade Estadual do Ceará

Universidade Estadual do Ceará (UECE). Centro de Educação. Licencianda em Pedagogia. Bolsista de Iniciação Científica (BICT/FUNCAP).

Francisca Karla Klissia Alvez de Souza, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Licencianda em Matemática. Bolsista de Iniciação Científica (BICT/FUNCAP).

Maria de Lourdes da Silva Neta, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutora em Educação (PPGE/UECE). Mestre em Educação (PPGE/UECE). Graduada em Pedagogia e Administração (UECE). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE/Campus Maranguape).

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Publicado

13/11/2023

Como Citar

LIMA, A. B. C. .; SOUZA, F. K. K. A. de .; SILVA NETA, M. de L. da . Percursos formativos de licenciandos em matemática: : estágios supervisionados I e II. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 4, n. 1, 2023. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v4i1.7915. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7915. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação e Interculturalidade