Para superar o antropoceno:

educação ambiental a partir da cultura alimentar indígena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v4i1.7914

Palavras-chave:

Cultura Alimentar Indígena, Educação Ambiental, Antropoceno, Taba dos Anacé

Resumo

Os impactos advindos de diferentes culturas alimentares sobre o clima do planeta é uma temática analisada por diversas áreas do conhecimento. Na Educação a discussão se encontra em pleno desenvolvimento. Destarte, o objetivo deste artigo é evidenciar as contribuições advindas da cultura alimentar indígena para a Educação Ambiental com vistas a superar o novo período geológico que está sendo chamado de Antropoceno. Nosso pressuposto básico é que o enfrentamento às Mudanças Climáticas só será bem-sucedido quando o conceito materialista de Natureza, proposto pelo paradigma antropocêntrico da ciência moderna, for substituído pela concepção maternal indígena da Terra. Para tanto, a cultura alimentar indígena é apresentada como alternativa viável para retomar a dimensão afetiva do relacionamento ancestral entre os seres humanos e a Natureza. A pesquisa, ainda em fase inicial, consiste em uma revisão da literatura especializada nas temáticas supracitadas e em trabalho de campo na reserva indígena Taba dos Anacé. 

Biografia do Autor

Filipe Pinheiro Rodrigues, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Educação Brasileira (UFC). Professor efetivo da rede pública de Ensino Estadual do Ceará. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnicidade (GEPE-UECE) e do Grupo de Estudos sobre Educação Ambiental Dialógica (GEAD-UFC).

Hermano Moura Campos, Secretaria de Educação do Ceará

Mestre em Educação pela UFC (2018). Especialista em Ensino de História pela UECE (2013). Licenciado em História pela UFC (2005). Suas áreas de interesse atualmente são: em história e educação, com ênfase em professores e instituições escolares rurais.

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Publicado

13/11/2023

Como Citar

RODRIGUES, F. P. .; CAMPOS, H. M. . Para superar o antropoceno: : educação ambiental a partir da cultura alimentar indígena. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 4, n. 1, 2023. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v4i1.7914. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7914. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação e Interculturalidade