Trajetória de vida e educação:

narrativa (auto)biográfica de uma estudante de pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v4i1.7902

Palavras-chave:

Pesquisa (Auto)biográfica, Colcha de Retalhos, Formação Docente, Universidade

Resumo

Este relato de experiência originou-se a partir de uma disciplina do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú e tem como objetivo refletir, por meio de uma narrativa (auto)biográfica, o papel da educação na construção da identidade do sujeito, através de uma análise crítico-reflexiva da trajetória de vida. Para isso, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, em uma abordagem (auto)biográfica. Foi utilizado o dispositivo formativo investigativo Colcha de Retalhos como aporte para a construção da narrativa (auto)biográfica. A base teórica foi apoiada em Josso (2010), Berkenbrock-Rosito (2009), Passeggi (2011), entre outros. Os resultados evidenciam que narrativas (auto)biográficas são formas legítimas de registar histórias de vida, trajetórias educacionais e processos de formação docente.

Biografia do Autor

Dejane Oliveira de Menezes, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduanda em Pedagogia, na Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA.

Andrea Abreu Astigarraga, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Pós-Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Professora Associada da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA.

Referências

BERKENBROCK-ROSITO, Margaréte May; SILVA, Maria Lucinalva. "Colcha de retalhos e narrativas autobiográficas: um olhar da psicanálise. Revista de Estudos Aplicados em Educação, v. 2, n. 4, 2017.

BERKENBROCK-ROSITO, Margaréte May. Colcha de Retalhos: história de vida e imaginário na formação. Revista do Centro de Educação. Santa Maria, v. 34, n. 3, 2009.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

HOW TO MAKE AN AMERICAN QUILT. Direção: Jocelyn Moorhouse. Produção: Universal Pictures, Amblin Entertainment. Estados Unidos: Universal Studios, 1995. Netflix (117 min.)

JOSSO, Marie Christine. As figuras de formação nos relatos de formação: ligações formadoras, deformadoras e transformadoras. Educação e pesquisa, v. 32, n. 2, p. 373- 383, 2006.

JOSSO, Marie Christine. Experiências de vida e formação. Natal, RN: EDUFRN, São Paulo: Paulus, 2010.

PASSEGGI, Maria da Conceição; SÁ JÚNIOR, Lucrécio Araújo de; BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre (org.). Educação e experiência: narrativas em múltiplos contextos. 1. ed. Natal: EDUFRN, 2021.

PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino de; VICENTINI, Paula Perin. Entre a vida e a formação: pesquisa (auto) biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista, v. 27, p. 369-386, 2011.

SANTOS, Camila Alves; ASTIGARRAGA, Andrea Abreu. A invenção de si através da metodologia da colcha de retalhos como pesquisa formação na universidade. Revista Cocar, v. 18, n. 36, 2023.

SOUSA, Antonia Nilene Portela; ASTIGARRAGA, Andrea Abreu; FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Itinerários de vida de Ofélia: professora gestora que defendeu a escola pública na ditadura civil-militar. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades-Rev. Pemo, v. 1, n. 2, p. 1-15, 2019.

Downloads

Publicado

13/11/2023

Como Citar

MENEZES, D. O. de .; ASTIGARRAGA, A. A. . Trajetória de vida e educação: : narrativa (auto)biográfica de uma estudante de pedagogia. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 4, n. 1, 2023. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v4i1.7902. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7902. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação e Interculturalidade