Jogos educativos como estratégia pedagógica para a promoção da saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v4i1.7899

Palavras-chave:

Promoção de saúde, Jogos Educativos, Aprendizagem

Resumo

O presente trabalho é um relato de experiência de cariz qualitativo, com descrição das ações realizadas com alunos do 7° ano na Escola Municipal de Fortaleza João Estanislau Façanha, o relato é feito de modo contextualizado, com objetividade e aporte teórico. O projeto abordou temas relacionados à saúde com o intuito de promovê-la dentro do ambiente escolar. As ações de promoção da saúde devem combinar atuações em forma de incentivo, proteção e apoio. Os conteúdos abordados incluíram: conceito e definição de saúde; estilo de vida; qualidade de vida e bem-estar, com a utilização de jogos educativos como estratégia pedagógica de complementação dos conteúdos abordados. Conclui-se, portanto, que o ambiente lúdico do jogo é um espaço privilegiado para promoção para promoção de aprendizagem, aumentando o interesse dos escolares pelas atividades, motivando-os a participarem e contribuírem com as suas experiências.

Biografia do Autor

Frederico de Oliveira Maia, Universidade Vale do Itajaí

Mestrando em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí/SC. Especialista em Fisiologia e Biomecânica aplicada ao Exercício Físico pela Faculdade Farias Brito e em Futebol e Futsal pela Faculdade Lourenço Filho. Graduado em Educação Física pela Faculdade Integrada do Ceará.

Referências

ANDRADE, L. Z. C. et al. Desenvolvimento e validação de jogo educativo: medida da pressão arterial. Revista de Enfermagem, Rio de Janeiro, v. 20, n. 3, p. 323-327, jul./set. 2012.

ASSUMPÇÃO, C. O.; ARRUDA, D. P.; SOUZA, T. M. F. A utilização de materiais alternativos nas aulas de educação física: exercitando a criatividade. Anuário de Produção Acadêmica Docente, v. 3, n. 4, p. 271-279, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretária de Educação Básica, 2015. 1ª versão. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 26 ago. 2023.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física/Secretaria de educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Saúde. As cartas da promoção da saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2006.

CABRERA, W. B. A Ludicidade para o Ensino Médio na Disciplina de Biologia: contribuições ao processo de aprendizagem em conformidade com os pressupostos teóricos da aprendizagem significativa. 2007. 157 f. (Dissertação) Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2007.

COSCRATO, G.; PINA, J. C.; MELLO, D. F. Utilização de atividades lúdicas na educação em saúde: uma revisão integrativa da literatura. Revista Paulista de Enfermagem, São Paulo, v.23, n. 2, p.257-263, 2010.

SANTOS, J. C. F. dos. O desafio de promover a aprendizagem significativa. 2008. Disponível em: http://www.juliofurtado.com.br/textodesafio.pdf. Acesso em: 25 ago. 2023.

FERREIRA, C. P. S. et al. Estratégias pedagógicas para educação em saúde com adolescentes: uma revisão integrativa. Journal of Research: Fundamental Care Online, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 4197-4211, abr./jun. 2016.

FISCARELLI, R. B. O. Material didático e prática docente. Revista Ibero-Americana de estudos em educação, v. 2, n. 1, p. 1-9, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido [recurso eletrônico]. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREITAS, O. Materiais e equipamentos didáticos no ensino fundamental. In: Curso técnico de formação para os funcionários da educação. Brasília, Universidade de Brasília, 2007. p. 94. Disponível em:

<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/equip_mat_dit.pdf>. Acesso em: 26 ago. 2023.

LIMA, G. A. et al. Comparação do nível de satisfação nas aulas de Educação Física de alunos participantes e não participantes do Programa de Residência Pedagógica. Rev.Pemo, Fortaleza, v. 5, e10025, 2023.Disponível em: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.510025. Acesso em: 06 ago. 2023.

LOPES, R.; TOCANTINS, F.R. Health promotion and critical education. Interface Comunic Saude Educ. 2012;16(40):235-46.

MARIANO, M. R. et al. Jogo educativo na promoção da saúde de adolescentes: revisão integrativa. Revista Eletrônica de Enfermagem, Goiânia, v. 15, n. 1, p. 265-73, mar. 2013.

MINAYO M. C. de S.; DESLANDES S. F.; NETO O. C.; GOMES R.; Pesquisa social: Teoria, método e criatividade. 21. Petrópolis: ed. vozes, 2002. p. 21, 26 e 57.

MOREIRA, A. P. A. et al. Jogo educativo de administração de medicamentos: um estudo de validação. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 67, n. 4, p. 528-34, jun. 2014.

OLIVEIRA, A. S. Jogos pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem do aluno com deficiência intelectual. 2022. 180 f. [Dissertação] (Mestrado em Profissional em Formação de Professores). Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, Campina Grande/PB, 2022.

REBOLHO, M. C. T.; CASAROTTO, R. A.; JOÃO, S. M. A. Estratégias para ensino de hábitos posturais em crianças: história em quadrinhos versus experiência prática. Fisioter. Pesqui., v. 16, n. 1, p. 46-51, 2009.

SCHALL, V. Science education and popularization of science in the biomedical area: its role for the future of science and of society. Mem. Inst. Oswaldo Cruz., n. 95, p. 71-776, 2000.

TOSCANI, N. V. et al. Desenvolvimento e análise de jogo educativo para crianças visando à prevenção de doenças parasitológicas.Interface, Botucatu, v. 11, n. 22, p. 281-294, 2007.

TROJAN, R. M.; RODRÍGUEZ, J. Os PCN’S e os materiais didáticos para o ensino da arte: o que propõem? Linhas, v. 9, n. 1, p. 49-71, 2008.

TSUTSUMI, M. M. A. et al. Avaliação de jogos educativos no ensino de conteúdos acadêmicos: Uma revisão sistemática da literatura. Rev. Portuguesa de Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. 38–55, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.21814/rpe.19130 . Acesso em: 26 ago. 2023.

WORLD HEALTH ORGANIZATION – WHO. Promoção da saúde. 2009. Disponível em:<http://www.who.int/en/>. Acesso em: 11 jun. 2023.

Downloads

Publicado

13/11/2023

Como Citar

DE OLIVEIRA MAIA, . F. . Jogos educativos como estratégia pedagógica para a promoção da saúde. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 4, n. 1, 2023. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v4i1.7899. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7899. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação e Interculturalidade