A Pinacoteca do Ceará como espaço cultural:

quem acessa esse equipamento?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v4i1.7887

Palavras-chave:

Arte, Educação não formal;, Cultura, Equipamento cultural.

Resumo

O trabalho se insere dentro dos estudos referentes à arte, cultura e educação não formal, emergindo a partir da disciplina de Prática VI, do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Ceará. A pesquisa busca compreender qual o público que consome o equipamento cultural conhecido como: Pinacoteca do Ceará. A metodologia utilizada fundamenta-se em uma abordagem qualitativa com uso de técnica de entrevista semiestruturada, pesquisa documental, levantamento bibliográfico e entrevistas com interlocutoras. Os referenciais teóricos são: Bourdieu (1998), que discute capital cultural; Catini (2011), cuja discussão retrata a educação não formal e Talhari (2014), que denota o museu como espaço cultural e de sociabilidade.

Biografia do Autor

Lilian Maria da Silva Mello, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda na Universidade Estadual do Ceará, cursando atualmente Ciências Sociais, bolsista voluntária do Grupo de Pesquisa e Extensão em Relações Étnico-Raciais, Gênero e Educação (GERE) e bolsista do Programa Residência Pedagógica do curso de Ciências Sociais da UECE.

Manuel Naiury Guedes de Sousa, Universidade Estadual do Ceará

Universidade Estadual do Ceará, Centro de Humanidades e Curso de Licenciatura em Ciências.

Graduando em Ciências Sociais, na modalidade licenciatura, pela Universidade Estadual do Ceará, bolsista do Programa Residência Pedagógica do curso de Ciências Sociais da UECE.

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Publicado

13/11/2023

Como Citar

DA SILVA MELLO, L. M. .; GUEDES DE SOUSA, M. N. A Pinacoteca do Ceará como espaço cultural: : quem acessa esse equipamento?. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 4, n. 1, 2023. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v4i1.7887. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7887. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação e Interculturalidade